OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Feira de Adoção de Animais

O Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebe, neste sábado, dia 3 de junho, uma Feira de Adoção de Animais denominada “Sábado entre pegadas”. A atividade ocorre em frente ao Centro de Convivência, das 14h às 17h. A feira é uma ação do projeto de estágio da acadêmica do curso de Secretariado Executivo da UPF, Patrícia Camargo, que trabalha no Hospital Veterinário e teve a ideia de unir o trabalho final do curso com a ação em prol dos animais que são abandonados pelos tutores no hospital. Além de mateada, a feira de adoção terá outras atrações, com entrega de kits de ração e comedouros aos animais adotados. Ao todo, são 21 animais disponíveis para adoção. Toda a comunidade é convidada a participar. Em caso de chuva, a feira será realizada no Portal das Linguagens, junto ao Centro de Eventos no Campus I da UPF.

Corede Produção

O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Produção convoca os membros para a Assembleia Geral Regional. O encontro está marcado para a quarta-feira, dia 7 de junho, em primeira chamada às 14h30min, no anfiteatro da Faculdade de Direito, Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). Em pauta, estará a questão de que o Poder Executivo divulgará a realidade financeira e orçamentária do estado, os programas de interesse do governo e as diretrizes orientadoras para a elaboração do orçamento e apresentará um caderno de diretrizes regionalizado para o desenvolvimento do processo. Nesse sentido, os Coredes apresentarão a sua visão de desenvolvimento da região e a carteira de projetos do seu Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional (PED). Haverá a definição da Comissão Regional da Consulta Popular e assuntos gerais.

Economia

A Prefeitura de Passo Fundo busca de maneira sustentável atender as necessidades de equipamentos públicos em alguns setores com o trabalho realizado pelo Setor de Carpintaria, vinculado à Secretaria de Habitação. Atualmente, mais de 100 móveis foram feitos para beneficiar as secretarias de Cidadania e Assistência Social e de Educação, além das casas de acolhimento do município. Os novos móveis qualificam a estrutura para um melhor atendimento dos serviços prestados. Os funcionários da carpintaria realizam toda a mão de obra. De acordo com o secretário de Habitação, Paulo Caletti, a iniciativa traz bons resultados. “Produzimos móveis de alta qualidade com um baixo custo, é uma maneira de valorizar os recursos municipais e suprir as necessidades de algumas estruturas do município”, destacou.

Meio ambiente I

Diversas atividades estão programadas para o mês de junho com o objetivo de alertar para a preservação do meio ambiente. As ações começam na próxima segunda-feira, dia 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, e seguem até o dia 30, com extensa programação que envolve setores públicos e privados. As atividades contam com a organização da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Passo Fundo em conjunto com entidades, instituições e organizações ligadas ao setor que este ano  abordarão o tema Conectando pessoas à Natureza.

Meio Ambiente II

O tema é mundial e é um convite às pessoas para apreciarem a beleza e a importância dos recursos naturais, além de ser um chamado a todos para a necessidade de proteger os recursos naturais compartilhados no Planeta. Na agenda estão programados, entre outros, um circuito de palestras para os estudantes e uma campanha de descarte adequado do óleo de cozinha. Também serão abordados o licenciamento ambiental, a preservação de áreas verdes e biomas, além de atividades sobre a preservação do Rio Passo Fundo que serão realizadas nas escolas.

Dia Sem Tabaco I

Atualmente, o tabaco é a principal causa evitável de doenças não transmissíveis, dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o consumo do tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas todos os anos. Datas de conscientização sobre os malefícios do cigarro buscam alertar a população mundial sobre os efeitos nocivos da nicotina e outras substâncias à saúde. O Hospital da Cidade (HC) de Passo Fundo realizou ações educativas com o objetivo de restringir o uso do tabaco nas áreas internas e externas da instituição. As ações visam a mudança de hábitos e conscientização de fumantes e não fumantes e são alusivas ao Dia Mundial sem Tabaco, lembrado em 31 de maio.

Dia Sem Tabaco II

A instituição apresentou também o Programa Hospital da Cidade “Quero Parar de Fumar” destinado aos colaboradores fumantes que desejam parar de fumar. Através do programa serão criados grupos de tratamento para cessação do tabagismo. Profissionais e acadêmicos da área da saúde participaram de um evento que debateu o panorama atual e os desafios no combate ao tabagismo. A mesa-redonda teve a presença de especialistas das áreas de pneumologia, odontologia, psicologia, saúde coletiva e oncologia para debater o tema. O evento foi realizado em parceria com a IMED.

Gostou? Compartilhe