OPINIÃO

Corolla vai para a oficina

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais um recall é convocado pela Toyota. Desta vez, os proprietários do Corolla, fabricados entre 20/12/16 a 24/2/17, devem procurar uma concessionária a partir do dia 19 deste mês para realizar a substituição do conjunto de ancoragem do cinto de segurança traseiro, lado direito do veículo. Em consequência deste defeito, há risco de rompimento da referida peça, com possíveis danos físicos ao passageiro que estiver usando o cinto e aos demais ocupantes do veículo. É importante destacar que nos casos de recall, a empresa que convoca os consumidores é obrigada a pagar todos os custos da troca de itens ou consertos no produto, gratuitamente, bem como tem o dever de esclarecer todas as dúvidas do cliente, atendendo assim uma exigência do Código de Defesa do Consumidor, inclusive com detalhes e esclarecimentos sobre os riscos do defeito para o consumidor.

Banco de dados de Recall

Como nem todos os consumidores acompanham pela mídia as campanhas de recall, a Fundação Procon-SP criou um serviço que informa todos os recalls realizados no país desde 2002. O consumidor que tiver interesse em acompanhar a lista ou conferir se o produto que adquiriu já passou por recall pode acessar o banco de dados no site http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Dia dos namorados

De acordo com pesquisas realizadas pelo SPC - Serviço de Proteção ao Crédito - Brasil, o Dia dos Namorados, a ser comemorado no próximo dia 12 de junho, deverá injetar cerca de 11,5 bilhões de reais na economia brasileira, contudo, a tendência é que os presentes sejam mais baratos do que aqueles comprados no ano passado. As pesquisas preliminares do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) dão conta de que 32% dos consumidores pretendem gastar a mesma importância que no ano passado, enquanto 24% vão economizar, reduzindo o valor empregado no presente para a alma gêmea. Apenas 9% disseram que pretendem comprar presentes mais caros nesse ano de crise econômica nacional. Nessa pesquisa, estima-se que o valor médio dos presentes ficará em torno de R$ 124,00.

Dez cuidados com o uso do cartão de crédito

Não há dúvida que comprar no cartão de crédito é muito mais prático, acessível e seguro do que transportar dinheiro em carteiras e bolsas, especialmente em locais de muita movimentação de pessoas. O risco de furtos e roubos é elevado, o que faz com as pessoas prefiram circular com pouco dinheiro nos bolsos. Porém, é preciso ter cuidado com o controle das finanças, justamente em razão da praticidade da compra mediante cartão de crédito. Os cartões de crédito têm os juros mais caros do mercado, por isso, deixar de pagar as faturas na sua integralidade pode causar endividamento futuro. Para evitar problemas com o uso do cartão, ainda mais em período que antecede a uma das datas mais comemoradas do ano, o dia dos namorados, é preciso alguns cuidados. O alerta é do site SOS Consumidor. As dez principais dicas são: nunca atrase o pagamento da fatura; jamais pague apenas o mínimo; não aceite a cobrança da anuidade no cartão sem argumentar; fuja dos cartões com bandeira de lojas, mesmo que prometam descontos; não tenha limite acima do que você precisa; não aumente gastos só para acumular pontos; não use o cartão para complementar sua renda; compre depois do fechamento da fatura; tenha um caixa reserva e saiba que empréstimo pessoal sai mais em conta do que o financiamento do cartão.

Gostou? Compartilhe