Donativos I
Integrantes da Secretaria dos Esportes da Prefeitura de Passo Fundo visitaram na tarde desta terça-feira (6) instituições que atendem idosos na cidade para fazer a entrega dos donativos arrecadados na primeira etapa do Circuito Municipal de Corrida de Rua. Foram cerca de 750 pacotes de fraldas arrecadados, entre geriátricas e infantis. Parte do que foi doado para o público adulto foi entregue no Lar da Vovó e nos asilos da Fundação Lucas Araújo, o São José e o João XXIII. Os donativos foram muito bem recebidos. “Com este tipo de doação, é possível beneficiar um número cada vez maior de pessoas”, comentou Lorena Ribeiro, presidente do Lar da Vovó. De acordo com ela, qualquer doação é importante e essa veio a contemplar uma necessidade da instituição.
Donativos II
Somente neste primeiro dia foram entregues mais de 450 pacotes de fraldas. “É sempre muito bom poder ajudar e ir nestes locais e ser tão bem recebidos como fomos, dá gosto de ajudar”, disse o secretário Gilberto Bellaver. De acordo com ele, ainda serão entregues mais fraldas geriátricas em outras instituições, além das infantis, que irão beneficiar as crianças que frequentam as escolas de educação infantil do município. Nas próximas etapas do Circuito Municipal de Corrida de Rua serão arrecadados outros donativos, sempre com o intuito de beneficiar instituições e entidades beneficentes mantidas em Passo Fundo.
Regionalização de partos
A 6ª Coordenadoria Regional de Saúde realizou uma reunião com administradores dos hospitais que pertencem a sua jurisdição para orientar sobre a Regionalização dos Partos. O encontro foi conduzido pelo coordenador Vanderlei Ramos do Amaral. O objetivo do encontro é adequar as instituições às novas regras. Participaram a médica e coordenadora da política estadual da saúde da criança, Eleonora Walcher, representante da saúde da mulher, Maura Silva, representante do DAHA (Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial), Marcelo Thiesen. Para ser referência, o hospital deve atender ter o mínimo de 50 leitos cadastrados no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde); apresentar um quantitativo médio de no mínimo 365 partos anuais; dispor de equipe médica, contendo obstetra, pediatra, anestesista e enfermeiro durante 24 horas, assumindo o compromisso de inserir gradativamente uma enfermeira obstétrica no processo assistencial, entre outros. Para efetivar a referência os serviços de atenção hospitalar, terão um prazo de 30 dias, a partir da assinatura do Termo de Adesão para as adequações. O objetivo final é qualificar a realização dos partos e cesáreas.
Novo maquinário
A Prefeitura de Passo Fundo está gradativamente renovando e ampliação da frota de veículos e máquinas para melhor atender os serviços feitos para a comunidade. Na manhã dessa quarta-feira (07), o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, entregou implementos agrícolas para a Secretaria de Interior. Para a pasta do Interior, foram entregues um trator agrícola, duas encanteiradeiras e duas plantadeiras de hortaliças com funcionamento a vácuo. “São implementos que devem auxiliar no incentivo da produção de hortaliças de maneira mais eficiente e dinâmica, beneficiando de forma significativa a produção”, salientou o secretário de Interior, Antônio Bortolotti. Os novos equipamentos agrícolas foram adquiridos através de repasse federal, com emenda parlamentar do deputado Ronaldo Nogueira (PTB) junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além de recursos da Prefeitura de Passo Fundo.
Palestra
A Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), com o apoio da Liga Acadêmica de Neurologia, promove uma nova edição do Ciclo de Palestras. Nesta edição, o tema a ser abordado é “Como identificar os sintomas de um infarto ou um derrame”. A atividade será realizada na terça-feira, dia 13 de junho, às 19h30min, no auditório Biomédico da Faculdade de Medicina da UPF. O evento terá a participação do médico cardiologista Daniel Spillmann, que explicará como identificar um infarto, e do médico neurologista e neurocirurgião Marcelo Crusius, que explicará como identificar um AVE. Após, haverá espaço para debate e esclarecimento de dúvidas. A atividade é aberta à comunidade e pode auxiliar a população leiga sobre como identificar sinais de infarto e de acidente vascular encefálico, popularmente conhecido como derrame.
Seleção UFFS
Iniciam na próxima sexta-feira (9) as matrículas para os candidatos aprovados em primeira chamada no processo seletivo 2017.2, realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Neste processo seletivo foram ofertadas 251 vagas, divididas em seis cursos de Graduação, sendo que no Campus Passo Fundo foram ofertadas 31 vagas. No total, 14.739 candidatos tiveram sua inscrição confirmada para algum curso da UFFS. No Campus Passo Fundo foi registrado 4.245 inscritos para o curso de Medicina, registrando uma média de 137 por vaga.
Matrículas
Através do edital, a Universidade tornou pública a chamada de candidatos classificados em primeira chamada. O candidato que tiver seu nome da lista deverá comparecer no Campus Passo Fundo para efetivar a matrícula nos dias 9, 12 e 13 de junho de 2017, das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 17h, apresentando a relação de documentos constantes no Anexo I do Edital 530/GR/UFFS/2017 (ou item 4 do Termo de Adesão ao SiSU), inclusive aqueles necessários à comprovação dos critérios de reserva de vaga e ações afirmativas, de acordo com a modalidade de concorrência.
Locais de matrícula
Campus Passo Fundo
RST 153, Km 3, s/n, Bairro Jardim América (anexo ao Seminário Nossa Senhora Aparecida), Passo Fundo-RS, na Secretaria Acadêmica. Fone: (54) 3335-8517.
Lista de Espera
Iniciou na segunda-feira (5) e segue até o dia 19 de junho o prazo para inscrição na lista de espera do SiSU. Podem participar os candidatos não selecionados nas opções da chamada regular e também aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem feito a matrícula. Para participar, o candidato necessita acessar o sistema e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do SiSU. A partir do dia 26 de junho inicia o prazo para as instituições iniciarem a convocação dos candidatos em lista de espera.