A cadeia produtiva do peixe foi pauta de um encontro na manhã desta sexta-feira, dia 9 de junho, na Universidade de Passo Fundo (UPF). Com base em experiência de produção, industrialização e mercado, o 3º Dia Estadual do Peixe reuniu pesquisadores, piscicultores, técnicos, prefeitos, secretários municipais e acadêmicos para debater o tema “A piscicultura como alternativa econômica para os produtores rurais”.
A programação iniciou com o relato de produtores de tilápia e carpas e seguiu com um debate sobre as perspectivas do setor, com mesa composta pelo vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, professor Leonardo José Gil Barcellos; pelo professor da UFSM de Palmeira das Missões Rafael Lazzari; e pelos representantes da Emater Renato Cougo dos Santos e Paulo Radunz.
Conforme o vice-reitor da UPF, a Instituição participa desde a primeira edição desse importante debate, abordando o momento atual da piscicultura, que resiste a desafios impostos à produção. “O setor tem boas perspectivas e a UPF, por ter um histórico de pesquisa em piscicultura desde 1992, tem a satisfação de receber pessoas de todo o estado para debater os rumos do setor e verificar as dificuldades enfrentadas. Tivemos e temos muitos professores que se envolveram em trabalhos e pesquisas que foram colocadas a campo por parceiros como a Emater e ainda temos muitos estudos em matéria de sanidade e vacinas”, comentou Barcellos.
Envolvido na realização do evento, o supervisor dos Polos de Inovação Tecnológica – (UPF Polos), Laudir Luiz Auozani, destaca que a grande mobilização foi feita pela Emater. “Esse evento trouxe as experiências de sucesso na região em termos de produção”, disse.
O 1º Dia Estadual do Peixe ocorreu no município de Estrela, em outubro de 2015, contando com mais de 300 participantes. A segunda edição, em Seberi, foi realizada em junho de 2016, com uma participação de mais de 400 pessoas, entre piscicultores, técnicos e autoridades. Pela importância do município como polo regional de desenvolvimento da piscicultura, Passo Fundo foi escolhido para sediar a terceira edição do debate, que tem por objetivo aprimorar o conhecimento dos piscicultores e técnicos na produção de peixe, com palestras técnicas, e, também, divulgar as ações do Programa Integrado de Pesca e Aquicultura do Governo do Estado, executadas pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, em parceria com a Emater.
Segurança alimentar
O evento também contou com a participação do projeto “Profilaxia e diagnóstico de infecções e contaminações de carnes como estratégia para a segurança alimentar”, que prestou informações aos produtores e técnicos presentes. Conforme o coordenador do projeto, professor Luiz Carlos Kreutz, a iniciativa prevê uma série de medidas relacionadas à cadeia produtiva de suínos e pescados, visando à melhoria do controle de doenças e à segurança alimentar. O projeto é financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.