Encontro de Etnias
Fazendo parte das atividades em comemoração aos 160 anos de Passo Fundo, está sendo organizado o I Encontro de Etnias, que será realizado no dia 17 de junho na Arena Instituto Histórico, que fica no Complexo Cultural Roseli Doleski Preto. O evento promete ser um grande encontro das diversas etnias presentes em Passo Fundo, com apresentações de danças e comercialização de artesanato, comidas típicas e livros. Estão confirmadas as participações de grupos de italianos, alemães, argentinos, afro-brasileiros, muçulmanos, portugueses e judaicos. O evento deve acontecer no período da tarde, das 14h às 18h.
Falecimento
O padre Carlos Leonardo Kipper faleceu por volta do meio dia deste domingo, 11, no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo – onde estava internado em tratamento para o câncer. Padre Kipper, que era natural de Santo Ângelo, nasceu em 28 de junho de 1934 e atuava, até então, como arquivista na Cúria Arquidiocesana. Aos 82 anos, o sacerdote vivia o lema “Envia-me, Senhor” que, para ele, era “expressão do desejo e esperança de estar sempre à disposição do plano de Deus”.
Falecimento II
Desde sua ordenação, realizada em Roma no ano de 1959, padre Kipper trabalhou nas paróquias Nossa Senhora do Rosário, em Charrua, Nossa Senhora Aparecida, São Judas Tadeu e São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, São José, em Sertão e atuou, também, na Capela da Casa de Retiros. Além do trabalho como pároco e vigário paroquial, o padre foi professor no Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima, na Diocese de Erexim, secretário do bispado de Passo Fundo e professor da UPF durante mais de 30 anos. Também foi capelão da comunidade Marista de Passo Fundo e colaborou na estruturação da Rádio Planalto.
Curso de gestante
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo está com as inscrições abertas para o 39º Curso de Orientação à Gestante. As inscrições são gratuitas, limitadas e devem ser feitas somente pelo site www.hsvp.com.br. Com objetivo de propiciar informações atualizadas sobre gestação, bebê e a nova família que está se formando, o curso atrai cada vez mais participantes, visto que em poucos dias encerram-se as inscrições. A programação aborda mudanças fisiológicas na gestação, aspectos psicológicos, parto e nascimento, alimentação, fisioterapia, cuidados com o recém-nascido no hospital e em casa, higiene bucal do recém-nascido, vacinação, aleitamento materno, linguagem do bebê, entre outros temas. Os assuntos chamam atenção, pois são apresentados por especialistas com conhecimento e experiência na área maternoinfantil.Mais informações no site do HSVP e na Assessoria de Comunicação Social, pelo fone (54) 3316 4044.
FGTS
Um total de 2.015 agências da Caixa Econômica Federal abrirão duas horas mais cedo na hoje (12), amanhã (13) e quarta-feira (14) na maior parte do país para atender pessoas que buscam informações ou irão sacaro saldo das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Na maioria das agências, que abriria às 11h, o atendimento foi antecipado para 9h. Para as agências que já abrem rotineiramente às 9h, o atendimento se estenderá das 8h até uma hora a mais do que o normal. Embora o funcionamento destine-se aos nascidos entre setembro e novembro, nascidos em meses anteriores que ainda não tenham efetuado o saque também podem comparecer. O atendimento ao grupo que faz aniversário nos meses de setembro, outubro e novembro iria ocorrer a partir da próxima sexta-feira (16), mas foi adiantado.
Prouni
O Ministério da Educação divulga hoje o resultado do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2017. Estão sendo oferecidas 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior. O resultado estará disponível na página do programa na internet. Até o dia 19 de junho, os estudantes pré-selecionados deverão procurar as instituições de ensino para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações levará, automaticamente, à reprovação do candidato. Do total de bolsas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais.
Confiança japonesa
O governador José Ivo Sartori liderou missão oficial ao Japão para atrair novos investimentos e trazer a expertise de novas tecnologias para o uso do carvão e de recuperação do sistema lagunar. "A missão foi importante e terá desdobramentos futuros de atração de investimentos para o Rio Grande do Sul. Recebemos um voto de confiança dos bancos, do pessoal que opera as usinas e outras organizações empresariais", avaliou o governador no programa Governo e Comunidade desta semana. Ao fazer um balanço da viagem ao Japão, Sartori enfatizou a assinatura de um memorando de entendimento com o Banco Iwata Shinkin, que também promoveu o 8º Seminário Econômico Brasil. Na oportunidade, o governador palestrou e apresentou para mais de 200 investidores e empresários as potencialidades do estado.