Destino Certo I
Papéis, pilhas, lâmpadas, vidros, latas, eletroeletrônicos e plásticos. Todos esses itens fazem parte do dia a dia de cada um de nós, mas, depois de usados, acabam se tornando um problema. A primeira fase do projeto Destino Certo, do Bella Città Shopping em parceria com o Senac/Sistema Fecomércio, tem como finalidade recolher todos esses resíduos e fazer o descarte inteligente. A ação iniciou nesta sexta-feira e vai até 16 de julho no estacionamento subsolo do Shopping. Os clientes e visitantes do Shopping poderão fazer o descarte dos resíduos de segunda a sábado das 10h às 22h.
Destino Certo II
O ponto de coleta feito para receber os resíduos foi montado com materiais reciclados e reutilizados, como sofá confeccionado com palets, mesa feita a partir de portas de elevadores, tapetes reutilizados entre outros.O projeto Destino Certo conta com o apoio da Cetric, Repasso e Recycle, empresas especializadas na área da reciclagem e destinação correta de resíduos.
Recomendação do MPF I
O Ministério Público Federal (MPF) em Passo Fundo expediu recomendação para a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e para as 7ª e 39ª Coordenadorias Regionais de Educação para que estas, quando constatada ausência de professores em escola indígena, em vez da ampliação da carga horária de professores não índios, priorizem a ampliação da carga horária dos professores indígenas já existentes e/ou viabilizem a contratação de candidatos indígenas classificados e cadastrados em concurso público ou processo seletivo de contratação emergencial.
Recomendação do MPF II
Além disso, recomendou o MPF que a Secretaria de Educação oriente as demais coordenadorias regionais de educação que tenham escola indígena sob sua supervisão a adotar as mesmas providências.
O MPF entendeu necessária a expedição da recomendação porquanto, nos autos do inquérito civil nº 1.29.004.000338/2016-32, apurou-se que, diante da ausência de professores na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio (EEIEM) Fág Kavá, localizada na Linha Alto Recreio, interior da Terra Indígena Serrinha, os responsáveis aumentaram a carga horária de professores não-indígenas, em detrimento de professores indígenas que já ministravam aulas no local ou que poderiam ser contratados.
Sincronismo I
Observando o grande fluxo de veículos na cidade, o vereador Marcio Patussi (PDT) sugeriu ao Executivo um estudo para avaliar a possibilidade de sincronização dos semáforos. A harmonia dos equipamentos contribui com a fluidez do trânsito e a segurança de motoristas e pedestres. O vereador aponta que, nas principais vias, há congestionamentos em horários de pico. O trânsito lento leva à impaciência dos condutores, bloqueios de cruzamento, maior desrespeito ao sinal vermelho, desperdício de combustível e também a colisões e acidentes.
Sincronismo II
São inúmeros fatores ligados à sincronização semafórica, descrita como obrigatória no momento em que há uma distância inferior a 400 metros entre um semáforo e outro. A Indicação do vereador passará pela análise das comissões permanentes da Câmara e, depois, será encaminhada ao Executivo Municipal.
Campanha I
Com o objetivo de esclarecer questões sobre o processo de votação, opções de voto e o resultado de uma eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança neste domingo (18) em suas redes sociais a campanha Mitos Eleitorais. O primeiro tema a ser abordado na fanpage, no Facebook e no perfil do tribunal no Twitter será "Votar nulo anula uma eleição?". A ideia da campanha, que será veiculada este mês e em julho, é desmistificar alguns temas e esclarecer o eleitor brasileiro. Para isso, foram criados nove vídeos de curta duração, animados, com infográficos para as redes sociais.
Campanha II
Os demais temas da campanha são "Voto em branco vai para quem está ganhando?", "Voto em branco é igual a voto nulo?", "É eleito sempre o candidato que possui mais votos?", "Quem não votou na última eleição não pode votar na próxima?", "Depois da eleição é possível saber em quem o eleitor votou?", "Quem é convocado para ser mesário, será convocado sempre?", "Ninguém pode ser preso no dia da eleição?" e "O eleitor pode votar usando a camiseta do seu partido?". No Twitter do tribunal, o eleitor também pode participar de um jogo para testar seus conhecimentos.
Tragédia em Portugal
Um incêndio florestal de grandes proporções, iniciado na tarde de sábado (17), já deixou 62 mortos no distrito de Leiria, na região central de Portugal, informou o Secretário de Administração Interna de Portugal, Jorge Gomes. Ao menos 54 pessoas estão feridas. O governo portuguê decretou três dias de luto nacional. O primeiro-ministro, António Costa, visitou a região atingida e disse que "seguramente é a maior tragédia nacional" dos últimos anos no país.