Quem passar pelo cruzamento da rua Saldanha Marinho, na Avenida Brasil, vai precisar ter cuidado e paciência nos próximos dias. O trecho que desce até a rua Coronel Camisão passa por obras na rede de água e, por isso, permanecerá com interrupção em meia pista até sábado (24). A obra é parte da troca na rede realizada pela Corsan desde o começo do ano em toda cidade. No total, 5 km de canos com a vida útil já vencida – constituídos de materiais como ferro e aviamento, por exemplo – serão trocados por novos de PVC. Este detalhe deve contribuir com a durabilidade da tubulação, além de serem materiais mais resistentes e capazes de melhorar a qualidade da água. “Estes canos [de PVC] podem durar mais de 50 anos. No passado se usava muito o aviamento, mas a vida útil [desta tubulação] já passou do vencimento. É por isso que muitas vezes um cano estoura aqui e ali e temos que abrir e consertar. Esta recolocação é também para evitar transtornos no futuro”, explicou o engenheiro coordenador da Coordenadoria Operacional da Água da Corsan, Rubens Maciel. A recuperação na área central deve durar até quatro meses, com previsão de encerramento em outubro ou novembro.
Esta obra antecede aquela que está prevista para ser feita em toda extensão da Avenida Brasil até o final do ano. Conforme informou o secretário de obras do município, João Bordin, foi feito um acordo com a Corsan para que se adiantasse o trabalho na avenida central a fim de dar continuidade à recuperação. A licitação para reforma da malha asfáltica já foi republicada. O edital havia sido anulado ainda em abril depois de uma série de pedidos de esclarecimentos feitos pelas empresas concorrentes. No geral, a revitalização inclui uma nova pavimentação da via, ampliação e substituição da rede de esgoto, melhorias na infraestrutura elétrica, drenagem, acessibilidade e continuação da ciclovia. Já em processo, as empresas devem se organizar para a chamada pública, que será realizada no dia 06 de julho, a partir das 14h. O prazo estimado para finalização da obra é em de dois anos após seu início.
Substituição em outros pontos
A substituição da rede de água já vinha acontecendo com maior ênfase no bairro Petrópolis desde o começo do ano. Exista a possibilidade de que outros bairros também recebam o serviço, mas a prioridade é a área central no momento. “Agora a prioridade, dentro do planejado, é que trabalhemos na Avenida Brasil”, começa Rubens. “Para irmos até outros bairros precisamos de contratos que ainda não temos em mãos”, completa. No centro, todo o trecho entre a ponte da rua Ângelo Preto até a 20 de Setembro deve ser restaurado. Na próxima semana é possível que haja interrupção em meia pista no outro lado da via que tem sua tubulação trocada agora – sentido bairro Petrópolis-Centro.
Possibilidade de desvio
Para desviar da interrupção na Avenida Brasil, os condutores podem desviar pelas ruas paralelas. No sentido Centro/Bairro Petrópolis, o desvio poderá ser feito pelas ruas Saldanha Marinho, depois seguindo pela Independência até a Ângelo Preto para novamente retornar ao acesso à Avenida Brasil. As obras somente serão realizadas com tempo aberto. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 0800-646644 ou (54) 3313-9000.