O Núcleo de Biometria da Prefeitura de Passo Fundo promoveu nesta quinta-feira (22) o primeiro encontro do projeto Papo de Mãe. A iniciativa pretende realizar encontros periódicos com servidoras que estão gestantes, puérperas e mães que estão retornando ao trabalho após a licença maternidade com o objetivo de debater assuntos comuns entre o grupo, bem como tratar de assuntos preventivos de saúde.
“Hoje estamos tendo a primeira atividade, mas a ideia é que os encontros se tornem contínuos, tanto com as gestantes como com as servidoras que já ganharam e estão em licença maternidade e também as que estão voltando ao trabalho”, explica Mário Junges, psicólogo do Núcleo de Biometria. A ideia dos encontros, segundo Junges, surgiu ao perceberem que somente quando aconteciam problemas durante a gestação é que as informações sobre as gestantes chegavam até o Núcleo de Biometria. “Então, resolvemos nos antecipar a estas situações e buscar identificar onde estão, quem são as gestantes hoje na prefeitura para podermos fazer um trabalho de prevenção e de promoção de saúde”, salienta.
Além de Junges, os encontros do grupo também contam com o apoio de três estagiárias de psicologia, que são Iara Fernandes, Letícia Serro e Elenise Coelho, bem como toda a equipe multidisciplinar do Núcleo de Biometria.