Para discutir e apresentar soluções sobre espaços públicos e mobilidade urbana, Passo Fundo esteve entre as cidades que participaram do Connected Smart Cities, realizado entre os dias 21 e 22 de junho, em São Paulo. Além de conhecer ações inovadoras, o município levou o exemplo do Programa Passo Fundo Vai de Bici, criado pela Prefeitura de Passo Fundo.
O programa busca unir mobilidade e sustentabilidade nos espaços públicos, além de conscientizar os passo-fundenses sobre o uso da ciclovia e incentivar a adesão da bicicleta como meio de transporte popular, sustentável e respeitado no trânsito. A ciclovia e o sistema de bicicletas compartilhadas fazem parte da iniciativa que transformou o perfil da cidade me poucos anos.
Para apresentar o programa e seus resultados, a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, palestrou no painel Mudança da realidade urbana para a mobilidade: como otimizar a utilização do espaço público. “Mesmo com as dificuldades que o país enfrenta, é possível aplicar boas práticas transformadoras. Também buscamos estar em contato com outros municípios e aprender novas soluções e experiências, num momento de troca e crescimento. Eventos como o Connected são fundamentais para que os setores possam se aproximar, trocar ideias e conhecer as diferentes realidades em busca de soluções inovadoras para as cidades brasileiras”, observou Ana Paula.
Atividades como andar a pé ou de bicicleta surgem como tendências para mudar a relação com a cidade, aproximando as pessoas dos espaços públicos, onde o ser humano passa a ser o protagonista do espaço, como destaca Ana Paula: “observando as tendências atuais pode-se dizer que estamos nos voltando novamente para o essencial na vida de uma cidade: as pessoas. Criando um urbanismo seguro e adequado para as crianças, por exemplo, onde elas possam novamente andar a pé ou pedalar, teremos como resultado uma cidade atrativa para todas as idades, com vida e pulsação”, disse.
Ainda, ela ressalta que o uso adequado dos espaços públicos pela população além de dar vivacidade à cidade, também colabora com a segurança e movimentação da economia.
O encontro promovido pelo Connected Smart Cities abordou as seguintes áreas/temas: urbanismo sustentável nas cidades; mobilidade e acessibilidade nas cidades; cidades conectadas; cidades participativas e engajadas; cidades empreendedoras; cidades prósperas; e cidades humanas, resilientes e inclusivas.
O evento
O Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governos em um evento que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades. Para atingir este objetivo, unimos empresas de serviços e tecnologia de ponta, especialistas, prefeituras e pessoas engajadas com a otimização das cidades do Brasil, buscando inspiração em soluções implantadas nas mais inteligentes cidades do mundo e trazendo novas ideias.