OPINIÃO

No compasso de espera

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Se depender dos esforços do prefeito Edson Rossatto (PMDB) e do deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB) as obras de construção da unidade urbana do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sertão devem ser retomadas. A demanda foi apresentada na quarta-feira (21) a Mendonça Filho (DEM), Ministro da Educação durante audiência em Brasília.


 
I I
 
A crise econômica levou o governo da União a reduzir o orçamento, comprometendo a continuidade do projeto. A área de 10.000 metros quadrados entre as Av. Brasil e Getúlio Vargas foi doada pelo município. A ordem de serviço entre a instituição subordinada ao MEC e a empresa vencedora da licitação foi firmado em 2012. Ela previa a conclusão da obra em até 300 dias, podendo ser prorrogada por igual período se necessário.


 
I I I
 
Um bloco com mais de 1.450 metros quadrados chegou a ser erguido na área localizada no centro da cidade. O projeto prevê 20 salas de aula, elevador e banheiros. A etapa seguinte prevê a edificação dos laboratórios, salas administrativas, auditório, biblioteca, restaurante e estacionamento.


 
I V
 
No mês de julho o IFRS ?- Campus Sertão vai completar 60 anos. Atualmente mais de 1.500 alunos frequentam os 15 cursos técnicos, médios, superiores e uma pós-graduação. Nesta década o número de vagas oferecidas supera os 300%. A demanda por cursos não agrícolas levou o Ministério da Educação a atender a demanda de edificar a unidade urbana. Antes de retornarem ao RS Rossatto e Capoani estiveram no Palácio do Planalto onde reforçaram o pedido junto ao Ministro  Eliseu Padilha (PMDB).


 
Curtas:

  • A Universidade Regional Integrada (Uri) recebeu homenagens pelos seus 25 anos na Assembleia Legislativa.
  • A solenidade foi realizada no Plenário do Palácio Farroupilha na tarde de quinta-feira (22)  por sugestão do deputado Gilmar Sossella (PDT).
  • O reitor Luiz Mario Silveira Spinelli, pró-reitores, dirigentes do Câmpus Erechim e demais cidades participaram do evento.
  • Instituição comunitária e multicâmpus, a Uri é mantida pela Fundação Regional Integrada, e conta com um complexo de seis unidades, oito departamentos e 34 cursos de graduação.
  • A Uri oferece 86 opções de ingresso, 47 cursos de pós-graduação lato sensu, sete mestrados, dois doutorados e 92 grupos de pesquisa.
  • A instituição que comemora bodas de prata conta com mais de 1,2 mil professores, 912 funcionários, mais de 15 mil alunos na graduação e pós-graduação, e 2,2 mil alunos nas seis Escolas de Educação Básica.
  • A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) escolheu novamente Passo Fundo com um de seus principais eventos.
  • Dessa vez, chega à região o Jantando com a Agas, realizado em cidades-polo do Interior para aproximar varejistas de diversos segmentos e fornecedores locais.
  • O evento acontece nesta terça-feira (27), no Gran Palazzo Centro de Eventos e será precedido do Circuito de Negócios Agas, um espaço de exposição de produtos para a pequena indústria regional.
  • Uma audiência pública para tratar sobre a praça de pedágio de Coxilha, no Km 18 da RS-135, está programada para o próximo dia 07 de julho.
  • O encontro está sendo articulado pela deputada Liziane Bayer (PSB), vice-presidente da Assembleia Legislativa.
  • Lideranças políticas e empresariais das cidades servidas pela rodovia devem participar da audiência que será realizada na Câmara de Vereadores de Erechim, com início às 18 horas.


Dito & Feito

O deputado estadual Altemir Tortelli (PT) apresentou na noite de quarta-feira (21) os problemas da RS-135 entre Erechim e Getúlio Vargas para o Secretário de Transportes Pedro Westphalen (PP). Na oportunidade o integrante do governo do Estado afirmou que o trecho será recapeado com asfalto modificado por polímero.

Gostou? Compartilhe