OPINIÃO

Fatos 27.06.2017

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Veto derrubado

A Câmara de Vereadores não tinha outra alternativa senão derrubar o veto do prefeito Luciano Azevedo, (PSB) ao projeto do vereador Rudimar dos Santos (PCdoB), propondo um programa de Regularização Fundiária de Interesse Social. Os vereadores aprovaram a matéria e não poderiam agora contrariar a decisão anterior aceitando o veto. O que houve foi falta de orientação do Executivo quanto a votação da matéria, evitando assim constrangimentos. Ter a maioria não significa subserviência. A atitude dos vereadores resguarda um preceito básico da Constituição que é a independência entre os Poderes, sempre presada publicamente pelo próprio prefeito. De parte do líder do governo, Alex Necker (PCdoB), a justificativa dada na tribuna para derrubar o veto teve por base a coerência com lutas antigas do partido. “A regularização fundiária é uma bandeira histórica do PCdoB. O Projeto é bom e se soma ao conjunto de esforços que o primeiro governo de Luciano e também o segundo vem fazendo nesse campo”, disse. Segundo Necker, o veto se deu única e exclusivamente por um entendimento de ordem jurídica, “que sempre possui mais do que uma linha, mais do que um posicionamento”. Ele concorda que se faz necessário outros encaminhamentos, mas o programa vai ajudar em avanços. O fato é que, nem o PSB, partido do prefeito Luciano acolheu o veto.

Favoráveis

Votaram a favor os vereadores Leandro Rosso (PRB), Paulo Neckle (PMDB), Pedro Danelli (PPS) e Ronaldo Rosa (SD).

Emprego

No primeiro trimestre do ano foram criadas 23 mil vagas de emprego no setor de serviços do país. Mil destas vagas foram criadas em Passo Fundo. Isso representa 5% do total do país, tamanha a importância deste segmento para a economia local. E, mesmo com o baque de 500 demissões no segmento no mês de maio, o município ainda dispõe de um saldo positivo no ano. A avaliação é do chefe da agência do Sine/Fgtas Sérgio Ferrari.

Conta

Cerca De 4 mil pedidos de seguro desemprego deram entrada no último mês na agência do Sine/Fgtas. A conta realmente está ficando insuportável para o já falido cofre público. No entanto, diante da repercussão negativa da proposta de reter o FGTS do demitido para economizar com seguro desemprego, o governo anunciou ontem que já está descartando a hipótese.

Beirando o impossível

Com 7% de popularidade, a pior em 28 anos, só perde para o ex-presidente José Sarney, Michel Temer recebe o conselho do tucano e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para uma saída honrosa. FHC sugere que Temer protagonize uma reforma política profunda, chamando eleições diretas gerais com mandato de cinco anos para presidente, sem reeleição e renovação do Congresso. Apegado ao poder como está, como diria meu amigo Gerson Pont, é mais fácil ele (Gerson) virar gremista.

Resultado 

A confraternização de aniversário do deputado estadual Juliano Roso (PCdoB), no último sábado (24) em Passo Fundo, recolheu 250 quilos de alimentos que serão destinados a ONG Amor de Passo Fundo, localizada no Bairro Fátima.

Gostou? Compartilhe