Faz pouco mais de dois anos que o Teatro Municipal Múcio de Castro foi reinaugurado pela Prefeitura de Passo Fundo, entregue à população mais moderno e acessível e com melhor infraestrutura para os artistas. Neste período, foram 224 espetáculos que subiram ao palco, atraindo um público de 17.176 espectadores.
Os números, segundo o secretário de Cultura, Pedro Almeida, demonstram a importância de Passo Fundo possuir um local apropriado e bem utilizado para eventos culturais. “O Teatro estava abandonado quando assumimos em 2013, chovia dentro das instalações, as cadeiras estavam quebradas. Melhorias no Teatro Municipal eram um pedido antigo do Conselho Municipal de Cultura e da comunidade cultural que foi atendido pelo prefeito Luciano, que nos determinou trabalhar no projeto e na execução da obra com recursos próprios. Um grande incentivo à cultura de Passo Fundo”, salienta.
Depois da reforma completa do Teatro, que foi entregue à comunidade em maio 2015 todo remodelado e modernizado, centenas de espetáculos e atividades culturais já subiram ao palco. O projeto arquitetônico da reforma envolveu a restauração das alvenarias históricas, com o objetivo de solucionar os problemas de umidade e descamação de pinturas, recuperação do telhado e esquadrias, com a preservação do aspecto histórico original. Neste aspecto, através do processo de prospecção pictórica, foi definida a cor da fachada do prédio, o rosa salmão, que seria cor original da edificação.
Além dessas melhorias, internamente, as mudanças contaram com a substituição completa dos carpetes, poltronas e cortinas, criação de antecâmaras, implementação de sistema de condicionamento de ar, novos banheiros, e ampliação da parte posterior para melhorar o acesso dos camarins ao palco, que foram também recuperados e ampliados. A acessibilidade também foi considerada em toda estrutura, com base no direito universal de acesso aos estabelecimentos públicos. Tudo isso transformou o Teatro num local ainda mais apropriado para eventos, papel que vem cumprindo deste então.
No próximo mês, julho, o Teatro segue acolhendo iniciativas culturais. No dia 9, por exemplo, a Companhia Bailar promove um espetáculo de danças com duas seções, às 19h30 e às 20h. Já no dia 21 de julho acontece o Recital Beneficente Alunos Le Chapuis, às 20h, quando o ingresso será um quilo de alimento não perecível.