Clima Junino
Os pacientes em tratamento no Instituto do Câncer Hospital São Vicente receberam uma visita para lá de animada na tarde desta quarta-feira, 28 de junho. O grupo voluntário Desenhando Sorrisos trouxe músicas típicas e a alegria dos caipiras para celebrar as festas de São João. Por onde passaram na Oncologia Adulto, Infantojuvenil e Radioterapia arrancaram sorrisos, palmas, algumas danças e cantorias dos pacientes. A iniciativa humaniza e ameniza a dor e o sofrimento em função do tratamento. Para Inajara de Souza Rodrigues, que atuou por 27 anos na área da saúde e iniciou hoje o tratamento de quimioterapia para um Carcinoma de Colon, receber esse carinho faz muita diferença. “Agora que sou paciente percebo ainda mais a importância destes gestos. A música, o carinho das pessoas nos dão força e animo para seguir no tratamento”. Assim como Inajara, Gelsi dos Santos, que há dois anos trata um Câncer de Mama, adorou a visita. “Sempre que recebemos visitas assim é uma alegria. Eles vieram várias vezes enquanto eu estava em tratamento, isso faz a diferença no nosso dia”.
Palestra
A Academia Passo-Fundense de Medicina realizou uma sessão na segunda-feira em que o professor Jaques Bacaltchuk proferiu palestra.
A sessão teve o apoio da Ameplan - Associação Médica do Planalto - e do CEPROM - Centro de Estudos dos Professores de Medicina da UPF. O palestrante é natural de Passo Fundo, mas atua em Porto Alegre. A sessão foi aberta pelo presidente Afonso Heckler e em seguida o secretário Alaour Duarte fez a leitura da ata da sessão anterior, que foi aprovada por todos. O acadêmico Osvandré Lech fez apresentação do currículo do palestrante. O Professor Jaques abordou “reflexões sobre a medicina baseada em evidências na prática médica”. Ao final da sessão o acadêmico Plácido Scussel fez a entrega de certificado ao palestrante e a presidente da APL, Dilce Corteze, fez a entrega de uma lembrança.
Enart I
O Departamento Tradicionalista do Juvenil fará a pré estréia das novas coreografias para o Enart neste domingo (02), a partir das 12h, no Parque dos Viajantes. As categorias pré mirim, mirim, juvenil e veterana vão mostrar suas danças. No almoço, será servido um saboroso carreteiro, com saladas e pães. Os ingressos já estão à venda com a patronagem pelo valor de 10 reais. O Enart (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha) é o maior evento de dança amadora da América Latina. Com mais de 30 anos de história, o concurso é realizado anualmente e é dividido em etapas regionais, inter-regionais e final. A fase regional, realizada em Marau, é conhecida como Enartinho. O evento tradicionalista ocorre nos próximos dias 8 e 9 de julho e reúne CTG’s de toda a região norte do estado.
Enart II
As categorias pré mirim, mirim, juvenil e veterana do Clube disputam o título na competição. Já a categoria adulta também participa do Enartinho, porém com objetivo de se classificar para a fase inter-regional, que ocorre em outubro, em Canoas. Caso garanta a classificação nesta fase, disputa a etapa final do encontro, que é realizada no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Segundo o instrutor de danças das categorias adulto e veterano, Alessandro Paim de Almeida, o DTJ promete fazer bonito na competição. O DTJ é um dos departamentos mais ativos do Clube. Com 23 anos de atuação conta hoje com cinco categorias, totalizando cerca de 250 dançarinos.
Capa I
A Prefeitura de Passo Fundo repassou o valor referente à primeira parcela do convênio com o Clube Amigos e Protetores dos Animais (Capa). O valor, que foi pago no dia 21 de junho, corresponde ao primeiro mês do convênio de seis meses firmado com a entidade, com total de R$ 120 mil. A parceria foi formalizada para auxiliar a entidade enquanto está sendo preparado o chamamento público, conforme prevê o Marco Regulatório do Terceiro Setor. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, a Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente já estão trabalhando para realizar o processo do chamamento, previsto no Marco Regulatório, nos próximos meses.
Capa II
A lei que se refere ao Marco Regulatório do Terceiro Setor é a de número 13.019/2014 (alterada pela lei nº 13.204/2015), que passou a vigorar desde no início deste ano. De acordo com o que diz a lei, a partir de agora existe a necessidade colocar em prática as novas regras nas parcerias entre governo e entidades sociais, incluindo aspectos legais e operacionais sobre a nova forma de firmar contratos com o poder público. O terceiro setor compreende todas associações e entidades sem fins lucrativos que são organizadas pela sociedade civil para auxiliar o poder público em questões de cunho social, de interesse ou de necessidade social. O objetivo da alteração da lei é garantir uma fiscalização mais eficaz, ação que reverte na melhor prestação dos serviços para a população.
Cheque Livro
O programa Cheque Livro, criado em 2014 pela Prefeitura de Passo Fundo, oportunizou o custeio de quase 600 obras no primeiro semestre deste ano. Em números gerais, são 6.364 livros adquiridos pelo programa ou pelo seu incentivo, sendo 5.571 livros custeados pelo município e outros 793 excedentes ao custeio, dados que incluem o início do programa até este último quadrimestre. Além disso, são 3.908 professores que utilizaram o programa uma ou mais vezes.
Alerta de e-mail falso
A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Passo Fundo informa que não envia cobranças do IPTU por e-mail aos contribuintes. Por conta disso alerta que os contribuintes que porventura tenham recebido alguma cobrança dessa natureza via e-mail que trata-se de mensagem falsa. Os contribuintes que tiverem dúvidas sobre esse tema devem procurar diretamente o atendimento da Secretaria de Finanças, presencialmente ou por telefone. O endereço é rua Antônio Araújo, 1002 (antigo prédio da Justiça do Trabalho) – próximo ao Hospital Municipal. O telefone é o (54) 3311-4222.