Educação especial: o trabalho de formação na rede municipal de ensino

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Oferecer uma formação continuada aos profissionais que trabalham na educação municipal é um cuidado que a Prefeitura de Passo Fundo tem com o quadro de servidores. Os encontros acontecem em diferentes níveis, um deles, diz respeito à educação especial, temática importante para buscar a inclusão em sala de aula. Nessa quarta-feira (12), no auditório do campus II da UPF, professores e gestores participaram da palestra TDAH Musicado, organizada pelo projeto de extensão Programa de Apoio às Pessoas Portadoras de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), vinculado à Secretaria de Educação. 

O objetivo do encontro foi capacitar os professores na identificação de sinais e sintomas de TDAH, orientar sobre o manejo desses alunos na escola e divulgar o programa de apoio às pessoas portadoras de TDAH, além de fornecer informações pertinentes sobre o transtorno e a importância da multidisciplinaridade na questão. O médico psiquiatra Cláudio Joaquim Paiva Wagner e o músico Guilherme Gambetta da Silva palestraram sobre o tema unindo informação e música. 

Para a coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Educação, Simone Krabbe, o aproveitamento destes encontros beneficia não apenas os profissionais, mas principalmente os alunos. “No núcleo temos a formação a cada dois meses, sendo uma para professores das Salas de Recursos e outra para os monitores, intercalando os encontro. Já tratamos sobre educação especial e sua abrangência, autismo e, agora, TDAH”, disse. Segundo ela, é “muito significativo para os professores, gestores e monitores ter mais conhecimento para trabalhar com os alunos e a inclusão não só pela deficiência, mas também por transtornos e dificuldades de aprendizagem”. 

A Coordenadoria de Educação atua no gerenciamento da relação entre a secretaria e as escolas, sendo responsável por fomentar a relação pedagógica com as equipes diretivas e o corpo docente das escolas da rede municipal de ensino. O trabalho da coordenadoria está estruturado em cinco eixos: Núcleo de Educação Especial, Núcleo de Legislação, Núcleo CEMAE, Núcleo de Ensino Infantil e Núcleo de Ensino Fundamental.

Gostou? Compartilhe