Em todas as unidades de saúde de Passo Fundo estão sendo colocadas placas de identificação de atendimento prioritário. A medida, que atende sugestão do Ministério Público, tem como objetivo facilitar o acesso ao atendimento para crianças, pessoas com deficiência, idosos com mais de 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos.
As placas estão sendo afixadas em locais de fácil visibilidade, de forma que todos os usuários das unidades de saúde possam visualizá-las e auxiliar para que a priorização no atendimento seja cumprida. “Esta é uma forma de garantir o direito dessas pessoas ao atendimento prioritário, conforme está determinado em lei”, salienta o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho.
Uma das placas realça a priorização do atendimento para crianças, com a seguinte frase: “Esta unidade de saúde deve assegurar com absoluta prioridade a garantia de direito a saúde às crianças, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente”. A outra placa trata dos grupos apontados como prioritários pela Lei 13.146/2015, e informa: “Esta unidade de saúde deve atender pessoas com deficiência, idosos com mais de 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos de maneira prioritária”.