Transição
O novo presidente do diretório municipal do PP, Julio Cesar Santos de Oliveira, está no Canadá e retorna no fim de agosto. Viajou por razões pessoais, mas não deixou de acompanhar o andamento dos trabalhos do partido aqui em Passo Fundo. Os vice-presidentes Cláudio Dóro e Fabiana Camargo seguem a tarefa do grupo que assumiu o partido com a proposta de retomada do protagonismo na política local. “Vamos trabalhar muito para que isso aconteça, pois experiência é o que não nos falta”, respondeu Oliveira. O esforço se soma a outro movimento no partido que vem da ala mais jovem de das mulheres. Articulados, jovens e mulheres tem promovido uma série de eventos para mobilização. Na eventualidade de representação legal, Oliveira tomou o cuidado de passar procurações para outros dois históricos do PP: Pedro Thomas e Marco Susin. O desafio dos Progressistas e o mesmo de todos os partidos: manter-se vivo num cenário turbulento para a política nacional e formar líderes para a renovação.
Modelo
Quando perguntado sobre o posicionamento do PMDB estadual sobre o que está acontecendo com os comandantes do PMDB nacional, em Brasília, Odacir Klein, presidente do BRDE, é enfático: “O Brasil vive uma encruzilhada que será decisiva em 2018. Quero ver os candidatos debaterem qual o melhor modelo de gestão para o país. Quero saber o que vão fazer com a previdência e quais as mudanças estruturais que defenderão”. Sobre a contribuição do PMDB neste processo, diz que o Rio Grande do Sul tem o modelo de gestão pública como exemplo, referindo-se ao mandato do governador José Ivo Sartori. Klein falou rapidamente de política pouco antes de iniciar a palestra para empresários na Acisa, na sexta-feira. Ele veio dizer que o BRDE tem dinheiro para empreendedorismo e que pode auxiliar na elaboração de bons projetos.
Conflito
O PMDB regional está dividido em relação a indicação de Elton Luiz de Marchi para a Coordenadoria Regional de Educação. Ele é vereador e presidente da Câmara de Mato Castelhano. Uma ala do partido acha que este não é o momento de fazer acomodações políticas em cargos estratégicos. “Estão pensando em cabos eleitorais, no momento em que precisamos administrar com eficiência”, confidenciou um peemedebista. Elton foi o mais votado dentro da coordenadoria regional do PMDB.
Plano estratégico
Missão, visão e valores: a Acisa, entidade que tem 96 anos de existência em Passo Fundo, está revisando o seu plano estratégico e olha para o futuro com outra perspectiva. Em breve o documento será divulgado. A elaboração de um plano estratégico determina que a entidade, independentemente das diretorias, deve estar voltada para objetivos e ações maiores. Quem ganha com esta organização são os associados e a comunidade.