160 vozes abrem a programação

Concursos e atividades culturais integram a programação iniciada ontem e que se estende até o dia 07 de agosto, data do aniversário de Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
160 músicos passo-fundenses foram convidados para cantar a música símbolo do município na abertura das festividades de aniversário de Passo Fundo160 músicos passo-fundenses foram convidados para cantar a música símbolo do município na abertura das festividades de aniversário de Passo Fundo
160 músicos passo-fundenses foram convidados para cantar a música símbolo do município na abertura das festividades de aniversário de Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Semana do Município foi aberta oficialmente na manhã de ontem na Arena Instituto Histórico, no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto. Além da abertura oficial com a presença de autoridades do município, 160 pessoas foram convidadas para cantar a música símbolo da cidade, Gaúcho de Passo Fundo, de Teixeirinha. No total, serão realizadas mais de 40 atividades alusivas ao 160º aniversário.

Durante a abertura oficial da programação, o prefeito Luciano Azevedo destacou que, devido à crise, muitas prefeituras estão cancelando as atividades de comemoração de aniversário. Por outro lado, enfatizou a importância de se manter o otimismo e das pessoas continuarem acreditando no município e no país.

Ainda ontem, foi realizada mais uma edição do projeto Conhecendo o Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, com a participação dos alunos da rede municipal que fizeram um passeio pelo local e aprenderam sobre a importância histórica de cada um dos prédios do Espaço Cultural. Outra atividade do primeiro dia da Semana do Município foi o Circuito de Contação de Histórias que teve seu primeiro encontro na Biblioteca Pública Arno Viuniski. A atividade explorou a obra Nosso Amigo São Francisco, de Angelita Pellenz. Na oportunidade foi inaugurada a Sala de Leitura Infantojuvenil da Biblioteca. Além disso, duas sessões do projeto Cine Sesc exibiram o filme Hoje eu quero voltar sozinho, no Teatro do Sesc.

Programação

Outro destaque da programação é a reinstalação dos bustos de Joaquim Fagundes dos Reis e Nicolau de Araújo Vergueiro nos canteiros da Avenida Brasil. Ambos são importantes personagens da história de Passo Fundo. E, por falar em história, o programa Momento Patrimônio vai lançar e exibir o documentário Identidade do Tempo, às 20h do dia 4 de agosto, no Teatro Municipal Múcio de Castro.

Na Galeria Estação da Arte, que fica na Gare, vai acontecer a exposição Fotos da Cidade, que será aberta no dia 5 de agosto e permanecerá recebendo visitantes até 31 de agosto. Na mesma data da abertura da exposição será realizado o Concerto Festivo Passo Fundo 160 Anos, na Catedral Metropolitana.

A programação completa poderá ser conferida no aplicativo Viva Passo Fundo, ferramenta gratuita disponibilizada para baixar no celular dos sistemas IOS e Android.

Eventos esportivos

Atrações esportivas também estão previstas nesta comemoração. Hoje será realizado um o Encontro de Gerações do Voleibol Feminino Passo Fundo 160 Anos, às 20h no ginásio do Colégio Notre Dame.

Além dessas atividades, a Meia Maratona e Rústica estão confirmadas para o dia 6 de agosto, com largada na Avenida Sete de Setembro, em frente a Rádio Uirapuru, e chegada no Parque da Gare. Neste mesmo momento também será realizada a 1ª Corrida Kids.

Bairro a Bairro especial

O tradicional contato com a população, proporcionado pelo programa Bairro a Bairro, não vai ficar de fora. Para isso, está sendo preparada uma edição especial comemorativa aos 160 anos, que será no dia 5 de agosto, a partir das 14h, no Parque da Gare. A programação completa está disponível no site da Prefeitura. 

Gostou? Compartilhe