Sala de Leitura Infantojuvenil da Biblioteca Municipal é aberta ao público com contação de histórias

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski passou por transformações nos últimos anos com obras e investimentos realizados pela Prefeitura de Passo Fundo. Oferecer um espaço em que a proposta de leitura é ampliada dos livros para o mundo é um dos principais cuidados. Na semana em que se comemoram os 160 anos de Passo Fundo, foi inaugurada a Sala de Leitura Infantojuvenil, um lugar que buscar formar novos leitores e ser ponto de encontro para aqueles que já compartilham a paixão pelos livros. 

A abertura do espaço já iniciou com o Circuito de Contação de Histórias, que acontecerá durante toda a semana. A escritora convidada para a tarde desta terça-feira (1º) foi Angelita Pellenz, autora da obra “Nosso amigo São Francisco”, que conta com ilustrações da artista plástica passo-fundense Miriam Postal. Alunos dos anos iniciais das escolas municipais participaram da atividade.

Ter locais como a Sala de Leitura Infantojuvenil da Biblioteca colabora para que a leitura esteja presente no dia a dia de crianças e jovens, assim Angelita destaca a importância de investir em espaços públicos. “Ações como esta incentivam a abrir um livro, a ler, a escrever e, a partir disso, escutar o outro. É também na troca de experiências com o outro que se aprende”, disse ela. A escritora ainda revela a principal mensagem de sua obra: a empatia. “O livro traz a questão de gostar, respeitar, ver e sentir o outro e a natureza”, ressaltou ela. 

A parceria com Miriam Postal contribuiu para que o trabalho fosse unificado entre escrita e desenho. “Ela [Miriam] se colocou inteiramente à disposição quando apresentei o texto e imediatamente fez essa construção linda para o livro. Foi um processo entre aquele que ilustra e aquele que escreve”, frisou ela. Do trabalho conjunto também nasceu uma obra de arte que ocupa uma das paredes da Sala de Leitura. Miriam emprestou suas pinceladas inspirada pelo livro para compor o cenário de sensibilização. 

De acordo com o secretário de Educação, Edemilson Brandão, tudo o que vem sendo feito é pensando nas pessoas, principalmente nas crianças. “Este espaço é criado para ser muito utilizado pelas crianças e jovens. A leitura e a escrita devem ser desenvolvidas cada vez mais”, reiterou.  

O Circuito de Contação de Histórias receberá nos próximos dias Vanessa Hickmann, Pablo Morenno e Eládio Vilmar Weschenfelder. 

Obra e criação: conheça Angelita e Miriam 
Angelita Pellenz 
Angelita é professora de alfabetização em instituições públicas e privadas de ensino em Passo Fundo. Apaixonada por literatura infantil, em sua primeira aventura decidiu tomar São Francisco como personagem, transmitindo seus valores de forma criativa e acessível. 

Miriam Postal  
Artista passo-fundense de renome nacional, Miriam Postal é reconhecida pelas cores vibrantes e figuras volumosas em posturas ingênuas. Envolvida com a causa animal, cedeu seu traço para contar a história de São Francisco, protetor dos animais e do meio ambiente. 

O livro “Nosso amigo São Francisco” saiu pela editora Aldeia Sul. 

Gostou? Compartilhe