OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Gato do mato I

Acadêmicos e professores do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizam, desde 2012, o monitoramento da fauna silvestre do Campus I, com objetivos de atender a questões legais e de conhecer as Áreas de Preservação Permanente (APPs). Em uma dessas atividades, no mês de julho, a equipe registrou a presença da espécie Gato do mato pequeno (Leopardus guttulus). No monitoramento, entre outras metodologias, o grupo acompanhou o uso de habitats pelos mamíferos com armadilhas fotográficas.

Gato do mato II

A espécie registrada pela armadilha fotográfica na UPF é a menor dentre os felídeos do Brasil. Se alimenta de pequenos roedores, lagartos e pequenas aves. É encontrada numa grande variedade de ambientes: das florestas pluviais densas da Mata Atlântica e Amazônia às áreas secas quase sem chuva da Caatinga nordestina. Tem hábitos solitários, tipicamente noturnos e ou crepusculares. Sua classificação enquadra-se como categoria vulnerável no livro vermelho de fauna ameaçada de extinção no estado, conforme a Fundação Zoobotânica do estado do Rio Grande do Sul. Segundo a equipe que realiza o monitoramento da fauna silvestre, as principais ameaças às populações são a perda e a fragmentação dos habitats naturais dos quais a espécie depende.

Clube Juvenil

Cerca de 300 dirigentes de clubes sociais do Rio Grande do Sul se reuniram em Caxias do Sul para mais uma edição do Congresso Gaúcho de Clubes. A 19ª edição do evento, que ocorreu no último fim de semana, debateu o empreendedorismo financeiro e o resultado na sustentabilidade dos clubes. O Clube Recreativo Juvenil de Passo Fundo esteve presente no congresso na busca de inovação e troca de experiências. A entidade esteve representado através de seus dirigentes: o casal-presidente, Juares e Sirlei Fassini; O casal 1º vice-presidente, Vilson e Maria Inês Rizzo; O casal 2º Vice-presidente, Ítalo e Letícia Tisian; A Subgerente Administrativa e Marketing, Juliana Vieira e a auxiliar administrativo, Suélen Janich.

Projeto DESTINO CERTO I

O Projeto DESTINO CERTO, uma parceria do Bella Città Shopping Center e do Senac/Sistema Fecomércio, arrecadou mais de 20 toneladas de materiais durante os 45 dias de funcionamento. O objetivo do Projeto, realizado com vistas a arrecadar materiais como eletroeletrônicos, papéis, pilhas, lâmpadas, vidros, latas e plásticos, foi o de fazer o descarte inteligente e dar destinação correta a materiais que, muitas vezes, acabam por contaminar o meio ambiente se descartados de forma incorreta.

Projeto DESTINO CERTO II

Para Danielle de O. Batezini, gerente de Marketing e Comunicação do Shopping, o sucesso do Projeto se deve principalmente as parcerias firmadas e a busca pelo objetivo maior, o bem do planeta. “Esse é o momento de agradecer a toda comunidade que participou e nos ajudou a colaborar com o meio ambiente e também aos nossos parceiros, que proporcionaram a realização desse projeto junto conosco”, declarou Danielle, que complementou: “Essa é apenas a primeira fase do Projeto DESTINO CERTO, outras virão, pois é preciso que o descarte correto de materiais seja uma prática constante e passe a fazer parte do dia a dia de todos nós”, concluiu. A segunda fase do Projeto DESTINO CERTO está prevista para o início de 2018. As empresas parceiras do Projeto, a Repasso, a Recycle e a Cetric, foram responsáveis por dar o DESTINO CERTO aos milhares de resíduos deixados no Subsolo no período da campanha.

Peões e prendas I

O Departamento Tradicionalista do Clube Juvenil de Passo Fundo (DTJ) já tem seus representantes para a nova gestão. Em concurso interno foram escolhidos no último fim de semana, os novos peões e prendas que irão representar o departamento. Cerca de 20 candidatos participaram das mostras culturais, provas orais e artísticas que definiram os classificados no concurso. Os candidatos foram avaliados por uma comissão formada por quatro jurados da 7ª Região Tradicionalista, em que participaram de provas para avaliar os conhecimentos gerais sobre tradicionalismo, geografia do Rio Grande do Sul, tradição e folclore gaúcho. O resultado oficial dos vencedores do Concurso Interno de Peões e Prendas foi divulgado em um jantar na noite de ontem (30). Após a fase interna, os vencedores concorrem na fase regional em que participam 42 municípios, que representam a 7ª RT na etapa estadual no ano que vem. Confira as prendas e peões.

1ª Prenda: Emilly Pereira Alves

1º Peão Farroupilha: Matheus Banaletti Pelisson

1ª Prenda Juvenil: Luana Bortolotto

1º Guri Farroupilha: Franco Albuquerque Calliari

1ª Prenda Mirim: Anelise Thomé Lemos

1ª Prenda Pré Mirim: Camilly Martins Quadros

1º Pia Farroupilha: Yuri da Silva Lemos

Trabalhadores da Italac I

Os trabalhadores da Italac - Indústria de Laticínios, com sede em Passo Fundo, se mobilizaram, nesta segunda-feira (31), a fim de que a empresa atenda às reivindicações da categoria. Há, aproximadamente, quatro meses em negociações, os servidores e a empresa não entraram em um consenso sobre a reposição salarial e a concessão de benefícios. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (STIA), Miguel dos Santos, os servidores cogitam a retirada do estado de greve caso a indústria não conceda a reposição solicitada. Diferente dos 3% concedidos pela Italac, os trabalhadores pedem um aumento de 6.35%. “A inflação do período é 3.35% e nós estamos pedindo uma reposição real de 3%”, sinalizou o presidente.

Trabalhadores da Italac II

Além da reposição salarial, os trabalhadores solicitam que a Italac disponibilize o vale transporte gratuito, a correção do vale alimentação por assiduidade, dos atuais R$ 155 para R$ 200 e o pagamento do 31º dia do mês. Ainda, é requerido que a empresa conceda dispensa remunerada, mediante comprovação, às mulheres que forem realizar exames de mama e do colo de útero. Em pauta desde março, as tratativas para a reposição salarial já foram alvo de três rodadas de negociação. Na próxima quarta-feira (02), a categoria de Passo Fundo deve se reunir com representantes do Sindicato Patronal, momento em que será decidido pela paralisação ou não.  

Gostou? Compartilhe