Jornadas Literárias: primeira Estação de Leitura acontece neste sábado (5)

Atividade integra as ações de Pré-Jornada e da Pré-Jornadinha e tem como objetivo aproximar da comunidade a Jornada e a leitura

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
Como parte do processo de “jornalizar” a cidade de Passo Fundo, as Jornadas Literárias realizam, a partir do próximo sábado, dia 5 de agosto, o projeto Estações de Leitura. A atividade integra as ações de Pré-Jornada e de Pré-Jornadinha e, assim como o Caminho das Artes e o Projeto Transversais: Rotas Leitoras, tem como objetivo aproximar da comunidade a Jornada e a leitura. Para isso, serão desenvolvidas atividades ao longo de cinco finais de semana, em diferentes bairros do município, sempre próximo a escolas. O primeiro encontro acontece neste dia 5, das 8h30min às 11h, no Campo Fredolino Chimango (Campo do Quartel). A atividade é gratuita e aberta a toda comunidade.
As Estações de Leitura foram desenvolvidas em parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF), o Viva!Emau, e consistem em um espaço plurifacetado de permanência composto por um palco principal, no qual serão realizadas apresentações das escolas participantes e da comunidade, e parklets, batizados de “parkletas”, com espaços distintos para oficinas e contação de histórias. Para essa primeira edição, estão previstos shows de hip hop, de violão e apresentação de coral, além de sarau de música e poesia. Haverá ainda roda de capoeira e oficinas de street dance e xadrez no entorno das estações.
Segundo o professor Miguel Rettenmaier, um dos coordenadores das Jornadas Literárias, as atividades das Estações de Leitura serão desenvolvidas pela e para a comunidade. “A decisão desse tipo de dinâmica veio do interesse da comissão organizadora das Jornadas de fazer com que alunos e leitores sejam protagonistas, não apenas plateia”, explica. A ideia é que a Jornada seja a promotora, mas que não seja ela – mas sim a comunidade – que ocupe os espaços.
Para isso, conforme a professora Carla Portal Vasconcellos, coordenadora do Viva!Emau, o projeto das Estações foi inspirado especialmente nas crianças e nas atividades que vão ser desenvolvidas durante a ação. “O projeto é uma espécie de suporte para os trabalhos que as escolas vão realizar com os alunos em função dos temas da pré-Jornadinha, então, haverá espaço para exposição, debates e apresentação de trabalhos”, conta.
Para a também coordenadora da movimentação literária, professora Fabiane Verardi Burlamaque, no objetivo de “jornalizar” a cidade, a comissão quis também “jornalizar” a escola, que é uma grande companheira das Jornadas. “As Estações de Leitura têm esse objetivo de fazer com que a criança também seja protagonista dessa movimentação, mostrando suas produções, evidenciando como é sua relação com esses livros e o envolvimento nessa pré-Jornadinha, garantindo aos pequenos a posição de protagonista”, comenta.
Confira a programação completa das Estações de Leitura: 
05/08 - das 8h30min às 11h
Local: Campo Fredolino Chimango (Campo do Quartel) - Rua Teixeira Soares – Centro
12/08 -  das 8h30min às 11h
Local: EMEF Benoni Rosado - Rua Deputado Fernando Ferrari, 189 - São José
19/08 -  das 8h30min às 11h
Local: EMEF Antonino Xavier - Rua Oscar Pinto, 903 - Vila Jardim
26/08 - das 8h30min às 11h
Local: EMEF Daniel Dipp - Rua São Sebastião, 1941 – Hípica
02/09 - das 8h30min às 11h
Local: EMEF Wolmar Salton - Rua Claudino Toldo, 155 - São Cristóvão  
Gostou? Compartilhe