Há exatos 60 anos um dos personagens mais importantes da história de Passo Fundo, Joaquim Fagundes dos Reis, era homenageado com a instalação de um busto em um dos canteiros centrais da Avenida Brasil, entre as ruas dos Andradas e 20 de Setembro. A imagem do homem que já foi considerado herói da cidade havia sido retirada do local por vândalos, que tentaram furtar o busto, possivelmente na intenção de vendê-lo, já que é feito de bronze. Mas, devido ao peso, não conseguiram carregá-lo e o abandonaram a alguns metros de onde havia sido instalado.
Depois de passar alguns anos guardado, o busto foi restaurado e na tarde desta segunda-feira, dia 7 de agosto, aniversário de Passo Fundo, voltou ao local que lhe era de direito: o mesmo canteiro da Avenida Brasil e, desta vez, fundido em um bloco maciço de granito, para evitar que novamente seja furtado. A atividade, que fez parte das comemorações da Semana do Município, foi realizada numa parceria entre o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) e Prefeitura de Passo Fundo.
“Neste mesmo dia, há 60 anos, o busto de Joaquim Fagundes dos Reis era inaugurado, na comemoração do centenário de Passo Fundo. E hoje estamos aqui para fazer novamente esta homenagem”, ressalta o historiador Fernando Miranda, que é pesquisador do IHPF. Além da imagem, uma nova placa foi colocada junto ao busto. A placa antiga também foi furtada, anos antes da tentativa de furto do busto. Por isso, dessa vez, foi feita em latão.
A figura de Joaquim Fagundes dos Reis foi muito importante na formação do município, conforme conta Miranda. Dentre outras ações, ele fez parte do grupo que ergueu a primeira igreja de Passo Fundo, onde hoje está a Catedral, e também foi um dos líderes pela emancipação. Ainda no âmbito da política, foi um dos primeiros vereadores e exerceu essa função até sua morte.