Alinhamento
O presidente Michel Temer recebeu, mais uma vez, fora da agenda oficial, o ministro do STF Gilmar Mendes. Foi numa noite qualquer da semana passada. Na segunda-feira, em entrevista para a Rádio Gaúcha, Mendes disse que o procurador da República Ricardo Janot não tinha qualificação para exercer o cargo, além de outros impropérios. Ontem, o advogado de defesa do presidente Temer, Antônio Mariz, pediu a suspeição de Janot, alegando que ele extrapola os limites constitucionais inerentes ao cargo. Primeiro o encontro, depois a declaração disparada contra Janot e, por último, o pedido de suspeição. O alinhamento no discurso entre um chefe de Estado acusado de corrupção passiva, seu defensor e um membro da mais alta corte do Judiciário brasileiro é um escândalo. Neste momento, para se manter firme no poder (com ajuda dos amigos) a intenção é desqualificar o procurador diante da iminência da segunda denúncia contra o presidente, prestes a ser entregue à Câmara dos Deputados. Qual o melhor conceito para ditadura, senão dizer que estamos numa democracia mascarada.
Aprovadas
As contas do Prefeito de Mato Castelhano em relação ao processo eleitoral de 2016 foram aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, em decisão do relator Luciano André Losekann. As contas haviam sido reprovadas pela Justiça Eleitoral, em Passo Fundo. Também as contas dos vereadores eleitos da coligação PDT-PMDB, que também haviam sido reprovadas, como noticiado nesta coluna, foram aprovadas pelo Tribunal. Não há mais nenhuma pendência em relação às contas do prefeito, Jorge Agazzi e dos vereadores da coligação eleita PDT-PMDB.
Boqueirão iluminado
Tudo indica que os 10 anos do Natal do Boqueirão Legal o Boqueirão ficarão para a história da cidade. É grande a mobilização dos organizadores para que os moradores da Avenida Brasil participem do Natal Iluminado por adesão. Se cada um fizer a sua parte, vai ficar lindo!
Correção
O ex-prefeito de Pelotas Eduardo Leite, pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB, esteve apenas com o prefeito Luciano Azevedo, PSB, no sábado. Não participou do congresso dos socialistas como a colunista informou ontem.
Pré-candidatos
Pelo menos quatro vereadores tem a possibilidade de concorrer a deputado (estadual ou federal) em 2018. São eles: Saul Spinelli (PSB), Márcio Patussi (PDT), Mateus Wesp (PSDB) e Patric Cavalcanti (DEM). Dos quatro, Patussi já sinalizou ao partido que quer disputar vaga à Assembleia Legislativa. Na torcida pela viabilidade das candidaturas estão os os suplentes. Pela ordem: Ernani Laimer (PPS); Eduardo Peliccioli (PR); João dos Santos (PSDB) e Nharan Carvalho (PP).
Ditadura
Uma ditadura também pode se caracterizar pela ação de um governante que se mantém no poder, apesar de todas as acusações