Mediajur
O Núcleo de Mediação e Justiça Restaurativa da Universidade de Passo Fundo (Mediajur/UPF) deu continuidade à realização de encontros mensais de Formação Continuada em Gestão de Conflitos. A atividade, voltada para professores da rede estadual, municipal e redes de atendimento dos municípios de Carazinho, Sarandi e região da 39ª CRE, ocorreu nos dias 8 e 9 de agosto. Neste mês, a 39ª CRE, em parceria com o Mediajur, abordou a questão da Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz: aspectos teóricos e práticos. O tema foi ministrado pela professora do curso de Direito e coordenadora do Mediajur, professora Linara Silva.
Doação de sangue I
A doação de sangue pauta as ações promovidas no Mês da Saúde pelo Clube Recreativo Juvenil de Passo Fundo. Nesta sexta-feira (11) profissionais do Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo participam das ações do #SextouNoJuvenil com orientações sobre doação de sangue. A iniciativa antecipa a programação especial promovida em comemoração aos 2 anos do Treinamento Funcional do Juvenil.
Doação de sangue II
A partir das 14 horas, a Hemoterapia do HSVP oferece orientações sobre doação de sangue aos associados. A doação é um ato voluntário, solidário e que ajuda a salvar vidas. Para doar, basta procurar o Serviço de Hemoterapia do HSVP seguindo as orientações: ingerir líquidos em abundância nas próximas 4 horas; não realizar esforço físico no dia da doação; evitar carregar pesos ou fazer movimentos bruscos com o braço puncionado (retire o curativo 2 horas após a doação); não dirigir ou operar máquinas nos primeiros 30 minutos após a doação; evitar ingerir bebidas alcoólicas e consumir cigarros nas próximas horas; Se algum mal-estar persistir, retorne ao Serviço de Hemoterapia.
Lixo e esgoto
A reunião da Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental (APPA) realizada, em julho, no Ministério Público Estadual, tratou de questões relacionadas ao depósito irregular de resíduos urbanos e poluição hídrica nas proximidades da Avenida Sinimbú, Bairro Manoel Corralo. O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) e companhia de Policiamento Ambiental da Brigada Militar realizaram vistorias no local e constataram que diversos crimes ambientais estão ocorrendo no local. Além do lixo, o grupo constatou que diversos resíduos, como esgoto doméstico, estão sendo despejados em uma área de banhado, que, posteriormente, é lançado sem tratamento prévio no Rio Passo Fundo. Os relatórios de vistorias realizados pelo GESP e Companhia Ambiental já foram entregues ao Ministério Público Estadual.
Festa de São Roque
A comunidade de São Roque convida para a festa em honra ao padroeiro, que ocorrerá no dia 20 de agosto, no 1° Distrito de Passo Fundo. No dia, haverá celebração religiosa às 10h30 seguida de almoço, matine e sorteio de rifa. A programação da festa de São Roque ainda incluí o tríduo, nos dias 16, 17 e 18 de agosto, às 20h na paróquia. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do telefone 99115-3114, tratar com Luiz.
Obras de pavimentação
A Prefeitura de Passo Fundo realiza investimentos de pavimentação asfáltica em cerca de 34 quadras de ruas em quatro bairros: Santa Marta, Loteamento Força e Luz, Bairro Donária e Jardim América.No bairro, são dez quadras com melhorias completas de drenagem pluvial (canalização), acessibilidade, passeio público e sinalização das vias urbanas. O serviço está em fase mais adiantada nas ruas Santina Argenta, Rua B e Rua Santa Marta. Além disso, as obras de infraestrutura também estão acontecendo em 26 quadras de nove ruas na vila Donária e nos bairros Jardim América e Loteamento Força e Luz. As obras são realizadas com recursos próprios da Prefeitura de Passo Fundo e verbas do Governo Federal, repassadas pelo Programa Pró-Transporte – PAC 2 – 2ª fase, do Ministério das Cidades.
É o Bicho I
O planejamento e a execução de políticas públicas para reduzir a procriação descontrolada e o abandono de animais em áreas urbanas é um grande desafio. Por isso, a Prefeitura de Passo Fundo conta com o Programa É o Bicho, que realiza a castração cirúrgica de caninos e felinos. Para dar continuidade ao trabalho, o município abriu um edital para renovar e aumentar o número de clínicas veterinárias. Com o encerramento do processo, seis clínicas foram contratadas e passam a prestar o serviço.
É o Bicho II
Nessa terça-feira (8), a vila Bom Jesus recebeu o atendimento, com a coleta dos animais já cadastrados para o encaminhamento da castração cirúrgica nas clínicas. Posteriormente, os animais são devolvidos para a comunidade. A esterilização, além de realizar o controle, melhora a qualidade de vida dos animais domésticos ao evitar a incidência de doenças e problemas de comportamento inadequados ao convívio com outros animais e seres humanos.