Esperança é a última que morre
O “distritão” perdeu força e há o entendimento de que o Fundo Especial de Financiamento da Democracia, de R$ 3,6 bilhões, deve ser menor que o inicialmente proposto. “Vários líderes defenderam que o fundo precisaria ser mais modesto, que não precisaria estar vinculado neste momento à receita da União”, disse ontem o relator da reforma política, deputado Vicente Candido (PT-SP). Os destaques da proposta ficarão para semana que vem e novas mudanças serão feitas. Aprovar como estava seria o fim da picada.
Diárias
A Câmara de Vereadores de Passo Fundo é a que tem o menor gasto com diárias dentre as cidades do mesmo porte, além de um controle mais rígido para autorizar o pagamento: passa pelo plenário. Sobre o assunto há uma divisão de opiniões no Parlamento, o que é extremamente saudável. Um grupo considerável acha que os vereadores não precisam do valor para viagens de trabalho.
Transparência
Outra informação da Câmara tem relação com a transparência. Através do Portal Legislativo, que está dentro do Portal da Câmara, já é possível acompanhar o desempenho de cada vereador e o andamento de todos os processos, inclusive com mostragem por gráficos. Para se ter uma ideia, 63% das proposições apresentadas são pedidos de providência e 14% indicações.
(P)MDB
O PMDB vai retirar o P da sigla e retornar às origens. Deve mudar para MDB. O comunicado foi feito ao Tribunal Superior Eleitoral ontem à tarde pela comissão executiva nacional do partido. Quem nunca mudou de sigla foi o ex-senador Pedro Simon que sempre, mas sempre referiu-se ao partido como MDB. A mudança precisa passar pela convenção nacional, agendada para 27 de setembro.
Oposição
MDB foi o único partido de oposição a antiga Arena (hoje PP), entre 1966 e 1979. Com a redemocratização, ele se transformou em PMDB.
Divisão
Mudando ou não de sigla, o PMDB parece mais dividido do que nunca. O Senador Roberto Requião pediu o afastamento de Romero Jucá do comando nacional do partido. Também pediu a expulsão de Eduardo Cunha. Já o senador Renan Calheiros, rompido com o governo, disse que o partido só dá duas opções aos seus filiados: ame-o ou deixe-o.
CUFA
A Central Única de Favelas, que instalou Núcleo em Passo Fundo no Bairro Zachia, vai desenvolver suas atividades com a colaboração de voluntários até dezembro de 2017. No entanto, a ONG precisa de parceiros para ajudar a custear despesas. E isso pode ser feito através de leis de incentivos. Interessados se apresentem. O Brasil muda pela base, dando educação e oportunidade às crianças.