Serviço municipal atende mais de 1.200 por mês em busca de fraldas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Todos os meses a Coordenadoria de Atenção aos Portadores de Necessidades Especiais (Capne) atende centenas de pessoas em busca de fraldas geriátricas e infantis. O serviço é oferecido às pessoas residentes em Passo Fundo que fazem uso diário desse material, seja por doenças, incapacitações ou no período de recuperação de enfermidades e procedimentos cirúrgicos. As fraldas são entregues gratuitamente através de um convênio entre município e estado.

Para ter acesso ao benefício, as pessoas interessadas, ou seus familiares, devem comparecer ao Capne, que fica na rua Uruguai, 667, fundos da Central de Vacinas, e fazer um cadastro, que começa com a retirada do laudo específico que deve ser encaminhado para preenchimento pelo médico responsável e depois novamente levado ao Capne, junto com documentos pessoais, cartão do SUS e comprovantes de residência. Com isso é feito um cadastro no sistema interligado com o estado e no prazo de dois a três dias é feita a liberação para a retirada das fraldas.

“Todas as pessoas acamadas, seja por deficiências ou doenças, crianças com paralisias, vítimas de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) que precisem usar fraldas podem acessar o serviço”, explica a coordenadora do Capne, Ione Trindade. Mensalmente, a coordenadoria recebe cerca de 51 mil fraldas geriátricas tamanho G, 36 mil tamanho M e 36 mil tamanho EX, por exemplo, além de todos os outros tamanhos no adulto e no infantil.

De acordo com Ione, a distribuição de fraldas é bastante procurada, assim como os demais serviços realizados pelo Capne em parceria com a ACD (Associação Cristão de Deficientes), que disponibiliza ainda cadeiras de rodas, cadeiras para banho, colchões piramidais, calçados anatômicos, calçados ortopédicos, calçados especiais para diabéticos, bengalas, coletes, próteses, aparelhos auditivos, entre outros. Para poder usufruir de todos estes benefícios é preciso fazer o cadastro junto ao Capne.

Serviço

Coordenadoria de Atenção aos Portadores de Necessidades Especiais (Capne)
Endereço: rua Uruguai, 667, fundos da Central de Vacinas
Horário de atendimento: das 8h às 11h e das 13h30 às 17h

Gostou? Compartilhe