Chama Crioula chega ao município

Mostra da Cultura Gaúcha e desfile farroupilha serão, mas uma vez, realizados na mesma data

Por
· 1 min de leitura
Chama chegou conduzida por Cavaleiros, que fizeram homenagem ao tradicionalista e empresário José de Almeida no trevo da CaravelaChama chegou conduzida por Cavaleiros, que fizeram homenagem ao tradicionalista e empresário José de Almeida no trevo da Caravela
Chama chegou conduzida por Cavaleiros, que fizeram homenagem ao tradicionalista e empresário José de Almeida no trevo da Caravela
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Símbolo de um dos eventos mais importantes do calendário tradicionalista gaúcho, chegou em Passo Fundo na manhã desta quarta-feira (22) a Chama Crioula. Carregada por 20 Cavaleiros do Planalto, ela entrou pelo Trevo da Caravela, percorreu toda a Avenida Brasil, Rua Bento Gonçalves, Avenida Presidência Vargas, e seguiu em direção ao Parque de Rodeios da Roselândia. Durante a viagem, os cavaleiros sempre são recebidos em CTGs, onde a chama é partilhada com alguma entidade.

 

A Chama Crioula foi acesa no dia 11 de agosto, nas margens do Rio Uruguai, em Iraí, e percorreu 231km até chegar na cidade. A chama vai permanecer sob um responsável na sede do Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio até o dia 2 de setembro, às 11h, quando vai começar a ser entregue às entidades tradicionalistas, abrindo oficialmente os Festejos Farroupilhas de Passo Fundo.


A partir do dia 8 de setembro já se iniciam os cafés de chaleira nos CTG's e a 3ª Edição do Rodeio Artístico do Planalto, no Parque da Roselândia. No dia 20 de setembro, a comunidade pode assistir a tradicional Ronda Crioula, a Mostra de Cultura Gaúcha, com as 16 entidades tradicionalistas participantes, e o desfile militar, no Parque da Gare. "Como acontece desde o ano anterior, os desfiles do dia 15 e 20 de setembro, ocorrem apenas no dia 20, para poder conciliar as entidades tradicionalistas e oportunizar que toda a sociedade esteja presente neste dia", comenta a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi.
Os festejos farroupilhas são eventos que vem agregar conhecimento cultural e costumes que são de grande valia para o Rio Grande do Sul. O tema este ano é resgatar o tropeirismo, saber do seu desenvolvimento e como contribuiu para a evolução de Passo Fundo, desde sua fundação em 1857 até os dias de hoje.


A programação completa das festividades podem ser conferidas pelo site 7rt.com.br.

 

Gostou? Compartilhe