Em busca de a fortalecer a integração entre políticas de educação e saúde, a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, promove de 21 a 25 de agosto a Semana do Adolescente. Unidades de saúde em parceria com algumas escolas municipais desenvolvem ações de promoção à saúde, prevenção e mais qualidade de vida junto aos adolescentes de escolas municipais de Passo Fundo.
A ação tem como objetivo promover educação em saúde com práticas que valorizam a alimentação saudável e a prática de atividades de lazer, esportes e culturais, favorecendo assim, hábitos saudáveis. Também entram na pauta questões sobre o crescimento e desenvolvimento de adolescentes, prevenção de violência e acidentes, promoção da cultura de paz e redução do uso abusivo de álcool e outras drogas.
Segundo o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, o desenvolvimento de ações educativas relacionadas à saúde sexual e reprodutiva também são abordadas. “Com base nas demandas e necessidades trazidas pelos adolescentes, queremos criar ambientes participativos de discussões em grupo que favoreçam o exercício das relações afetivas e fortaleçam o autoconhecimento e o cuidado com o outro para tomadas de decisões esclarecidas e responsáveis”, disse ele. Ainda, será revisado o calendário do adolescente para atualização da caderneta de vacinas.
As atividades são planejadas pelas unidades de saúde Mattos, Nonoai, Santa Marta e Donária, Jardim América, Ricci, Adolfo Groth, Planaltina, São Cristóvão, Jerônimo Coelho, Hípica, Petrópolis, Ivo Ferreira, São Luiz Gonzaga, Jaboticabal, além do Cerest-Nordeste.