OPINIÃO

Fatos 26.08.2017

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Unindo esforços

Lideranças e entidades representativas deram um passo importante nesta sexta-feira: vão unir esforços para pressionar o governo a liberar recursos já previstos para a ampliação do Aeroporto Lauro Kortz. Uma nova comissão foi instituída com responsabilidades pré-defindas. A proposta partiu do deputado Juliano Roso, PCdoB, encontrou respaldo imediato no prefeito Luciano Azevedo, PSB, e todos os demais agentes, que de uma forma ou de outra, vinham agindo por esta demanda. A iniciativa deve ser aplaudida porque o tema aeroporto é de interesse regional e precisa de mobilização organizada. Esta semana tivemos um exemplo concreto de que a união faz a diferença para a região. Um grupo de quase 40 lideranças, articuladas pela Universidade de Passo Fundo, através do reitor José Carlos, conseguiu avançar significativamente num problema que já dura 50 anos: a necessidade de asfaltar apenas 70 Km da Transbrasiliana (BR-153), que liga Passo Fundo a Erechim. Pela primeira vez, o projeto anda no DNIT com a perspectiva de alocar recursos no orçamento de 2018 e iniciar a obra em 2019.

Exemplo

O resultado é de um trabalho que iniciou em 2015, quando prefeitos das cidades que margeiam a rodovia decidiram pedir apoio da UPF na luta cinquentenária. Dentro do seu caráter comunitário, a instituição abriu as portas pela defesa, mobilizou dois Coredes (Produção e Norte), realizou três encontro, juntou-se a outra grande instituição de ensino, a URI de Erechim e formou o Comitê Pró-BR-153. Vai se manter vigilante para que as informações repassadas pelo DNIT se confirmem.

Outro exemplo

A Expoacisa vai realizar uma atividade inédita durante os dias de Feira: estarão reunidos aqui todos os representantes de Associações Comerciais dos municípios da região. A lógica de unir esforços é a mesma, segundo o presidente da Acisa, Lamar Sakis. A Expoacisa acontece de 24 a 26 de novembro, no Bourbon Shopping.

Correção

Uma correção em relação ao parecer da Procuradoria da Câmara sobre a emenda do vereador Mateus Wesp (PSDB), que pretendia remanejar recursos para a criação da Guarda Armada. Este parecer foi favorável e não contrário como a colunista publicou na sexta-feira. Na Comissão de Orçamento a emenda teve análise de mérito e acabou rejeitada por inviabilidade técnica. Da mesma forma como foi rejeitada em Plenário.

Recesso

A colunista faz um recesso de 15 dias para recarregar as energias.

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe