OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 5 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Oficina

O Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo (Creati/UPF) oferece, neste semestre, uma novidade à comunidade: a oficina de Origami. As matrículas estão abertas e as aulas, que já começaram, seguem até dezembro. As atividades ocorrem todas as quintas-feiras, das 9h às 11h20min, no Campus III da UPF, localizado na Avenida Brasil, 743, Centro de Passo Fundo. O custo da matrícula e da mensalidade é de R$ 36,00. Mais informações a respeito da oficina de Origami podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8580 ou pelo e-mail [email protected].

Pesquisa I

De acordo com dados da Organização Mundial do Acidente Vascular Cerebral, a cada seis segundos morre uma pessoa com diagnóstico de AVC, e no mundo, são seis milhões de mortes por ano. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo é referência no atendimento em neurologia e neurocirurgia. A Enfermeira Vanessa Lunardi, e as residentes da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso, de Enfermagem Bruna de Oliveira Manto e de Fisioterapia Luisa Reidel, realizaram uma pesquisa em relação ao número de atendimentos destes pacientes na Emergência do HSVP.

Pesquisa II

Conforme o estudo, em 2016 foram atendidos 272 pacientes com diagnóstico do AVC, sendo 50,74% homens e 49,26% mulheres. A incidência foi maior nos pacientes longevos e a faixa etária com mais casos foi entre 70-75 anos (16,91%). Elas ainda salientam que em ambos os anos a incidência do AVC aumenta com a chegada do frio. O HSVP possui profissionais especializados e treinados para diagnosticar e tratar com agilidade casos do AVC, já que, a rapidez no atendimento faz toda diferença. "É importante que as pessoas consigam identificar os sinais e sintomas de um AVC, como por exemplo, a dificuldade para falar ou a "boca torta", a perda de força nos braços, dificuldade para caminhar e a desorientação, pois assim, podem procurar o atendimento junto ao HSVP o mais rápido possível”, orientam as profissionais.

Projeto I

O município de Passo Fundo foi escolhido para receber uma ação da Gerência de Meio Ambiente da Rio Grande Energia (RGE). Com o projeto Arborização mais Segura, o município será contemplado com ações de revitalização da arborização urbana. O objetivo da iniciativa é promover mais segurança à população com o plantio de espécies arbóreas que convivem melhor com a rede elétrica e, por consequência, não demandarem podas.

Projeto II

O projeto terá início nesta sexta-feira, dia 1º, após assinatura do convênio entre a RGE e a Prefeitura Municipal. A compensação sempre será realizada em quantia de árvores superior às que forem suprimidas. Cada tipo de árvore em situação de risco será substituída ou compensada, de acordo com critérios previamente estabelecidos entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a RGE.

SIPAT I

Orientações e esclarecimentos sobre prevenção de doenças, importância do uso de EPI´s e informações sobre qualidade de vida foram tema da décima quinta edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) realizada no Hospital da Cidade e no Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes. A apresentação da Big Bang Comunitária UPF foi uma das grandes atrações da programação. O grupo trouxe um repertório variado, do jazz ao samba, sempre com músicas conhecidas.

SIPAT II

A programação encerra com duas conferências que abordarão os temas “Saúde da Mulher” e “Causas e consequências da dependência química”, na quinta e sexta-feira. A participação nas atividades programadas é gratuita e não é necessária a realização de inscrição. A XV SIPAT é realizada através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e SESMT.

Gasolina

A Petrobras vai aumentar o preço da gasolina em 4,2% nas refinarias de todo o país a partir de hoje (1º), no maior reajuste desde a implantação da nova política de preços há dois meses. As informações constam na página da Petrobras na internet, onde é anunciado, ainda, um aumento de 0,8% para o óleo diesel também para hoje. Embora a Petrobras não fale sobre o assunto, a alta está diretamente ligada aos aumentos da cotação da gasolina em decorrência da tempestade Harvey, que vem devastando os estados do Texas e de Louisiana, nos Estados Unidos.

Obras I

Prefeitura de Passo Fundo está com obras em oito bairros na região do grande Santa Marta, compreendendo Donária, Jardim América, Força e Luz, Ipiranga, Professor Schisler, Xangrilá, Valinhos, Ricci e Tupinambá. No bairro Tupinambá, a fase de asfalto foi concluída. A rua Pedro Karcoff recebeu a base completa com construção de nova canalização, bocas de lobo e meio-fio. A rua João Biazus também já foi entregue para uso da comunidade renovada.

Obras II

As obras no bairro Tupinambá fazem parte do pacote de pavimentação asfáltica de 41 quadras e 20 ruas dos bairros Boqueirão, Professor Schisler, Parque Recreio, Bairro Berthier, André Rebechi e Jaboticabal. As obras estão sendo realizadas com recursos próprios da Prefeitura de Passo Fundo e verbas federais, captadas através da Secretaria de Projetos Especiais e Captação de Recursos, criada no início da primeira gestão pelo prefeito Luciano.

Aumento de salário

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou ontem (31) um pedido feito pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para que o Congresso fosse obrigado a retomar o andamento de um projeto de lei de 2015 que autoriza o aumento de salário dos juízes. A AMB pedia ainda que a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, fosse obrigada a tomar providências para garantir o reajuste dos salários dos ministros da Corte de acordo com o índice de inflação oficial, no que diz respeito aos anos de 2016 e 2017. Fachin afastou o argumento da AMB de que os juízes teriam direito a uma revisão anual obrigatória dos salários.

Delação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) devolveu ontem (31) ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), a delação premiada do operador financeiro Lúcio Bolonha Funaro, apenas um dia após o magistrado ter enviado o documento para que fossem feitos ajustes pelos procuradores.Como o acordo de delação encontra-se sob sigilo, os detalhes sobre os ajustes solicitados por Fachin não foram divulgados, mas a rapidez com que o documento retornou ao STF indica se tratar de uma correção simples.

Missão Haiti

Depois de 13 anos ajudando a reorganizar as forças de segurança do Haiti e a controlar a violência e os efeitos da instabilidade política local, as tropas brasileiras começaram a deixar ontem (31) o país caribenho. Na noite de quinta-feira, uma cerimônia na capital, Porto Príncipe, marcou o início oficial da desmobilização do batalhão brasileiro. “À meia-noite do dia 1º de setembro, encerraremos oficialmente as operações. Isso quer dizer que, a partir de 2 de setembro, nenhum soldado brasileiro sairá às ruas armado para realizar patrulha ou qualquer operação”, disse o comandante da missão, general Ajax Porto Pinheiro, em entrevista à rádio Verde Oliva, do Exército brasileiro.

Gostou? Compartilhe