OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

IMED

O Guia do Estudante (GE), tradicional publicação da Editora Abril, divulgou a lista de cursos estrelados neste ano de 2017. Dentre os cursos da IMED, Administração e Direito receberam cinco estrelas, conceito máximo. Além destes, o curso de Psicologia recebeu quatro estrelas e os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Odontologia e Sistemas de Informação foram estrelados com três estrelas. Segundo o Coordenador de Graduação da IMED, professor Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira, esses resultados são fruto do trabalho desempenhado dentro de cada um dos cursos e da instituição como um todo, que primam sempre pela excelência acadêmica, desenvolvendo metodologias e ferramentas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem de nossos acadêmicos.

Festival I

Termina na próxima terça-feira, dia 5 de setembro, o prazo para inscrições na segunda edição do Festival de Música do Passo Fundo. O Festival tem como objetivo valorizar os compositores passo-fundenses e, este ano, também é comemorativo aos 160 anos da cidade, por isso estão sendo aceitas inscrições de novas composições que abordem o tema do aniversário. Dentre as músicas inscritas serão selecionadas 12 que serão apresentadas nas duas noites de Festival, marcadas para os dias 30 de setembro e 1º de outubro. Além disso, as composições selecionadas farão parte de um CD oficial do evento. No dia 12 de setembro serão divulgadas as músicas selecionadas.

Festival II

Os interessados podem fazer a inscrição por e-mail. A ficha de inscrição está disponível no link divulgado na página da Associação Passo-fundense de Músicos e Compositores (APMC) e da Prefeitura de Passo Fundo. Por e-mail, junto com a ficha de inscrição, deverão ser enviadas a letra da música e o seu arquivo em formato mp3. Deverão ser enviados apenas o título e a letra da música, sem o nome do compositor, ambas em arquivo PDF e um mp3 com qualidade de estúdio. Só serão aceitas inscrições de compositores residentes no município de Passo Fundo, para isso é preciso apresentar um comprovante de residência, que deverá ser a conta de água ou de luz. No ato de inscrição, o artista deverá indicar CNPJ e cópia de nota fiscal para recebimento da ajuda de custo, no caso de ser classificado. Mais informações: (54) 3312-3656.

Curso

A Faculdade Anhanguera de Passo Fundo está com inscrições abertas para cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância. São 17 cursos em diversas áreas do conhecimento, com metodologia 100% on-line e semipresencial. Os vestibulandos podem agendar a prova até 30 de setembro, via telefone: (54) 3046-8001, pelo portal www.vestibulares.br ou na unidade.

IPE I

Novos modelos de boletos serão enviados neste mês aos beneficiários do IPE-Saúde que pagam o plano via DOC. A partir de setembro, haverá um novo modelo de boleto, com a identificação gráfica do IPE e a descrição dos valores que serão pagos. Estão sendo enviados a partir desta segunda-feira (4), com vencimento para o dia 15. O prazo de compensação é de 72 horas, portanto, é preciso atenção ao agendamento de consultas e exames, caso tenha mais de duas parcelas em atraso, para que não haja bloqueio do acesso ao sistema.

IPE II

Para os beneficiários que possuem parcelas em atraso, a orientação é que o pagamento seja feito da mais antiga para a mais nova. A segunda via dos boletos deve ser impressa no site, na área administrativa de cada beneficiário.

Mostra I

Pensando em oportunizar à comunidade passo-fundense acesso amplo ao universo do intercâmbio e viagem internacional, a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a CI Intercâmbio e Viagem, uma das maiores empresas de intercâmbio e turismo jovem do país, através da sua unidade em Passo Fundo, promovem a 2ª Mostra de Intercâmbio UPF/CI: oportunidades, destinos, cursos, trabalho e estágios.

Mostra II

O evento será realizado no dia 14 de setembro, no Centro de Convivência, localizado no Campus I da UPF. Além do atendimento personalizado, na oportunidade, estarão presentes palestrantes internacionais de escolas renomadas, de países como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Canadá, Irlanda, África do Sul e Nova Zelândia. Nas palestras, serão abordados assuntos como Intercâmbio e Viagem oferecido pelas instituições parceiras da CI, Programas de Estudo e Trabalho no Exterior, Cursos de Idioma e Profissionalizantes, e um depoimento do intercambista e Youtuber Diogo Elzinga. As atividades iniciam às 13h30min e seguem abertas ao público até as 21h.

Click 160 I

A fotografia preserva a memória cultural e histórica de uma cidade. No aniversário de 160 anos do município, a proposta é captar essa memória e valorizar os cenários que fazem parte dessa história. A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cultura, divulgou nessa sexta-feira (1º) os vencedores do Concurso Fotográfico Click 160.

Click 160 II

Foram escolhidas 10 fotografias que serão transformadas em cartões-postais oficiais da cidade. O tema “Passo Fundo – 160 Anos” contemplou todos os bens culturais de natureza material e imaterial do município. Para o secretário de Cultura, Pedro Almeida, “o Click foi um concurso feito dentro das comemorações dos 160 anos para valorizar nossos fotógrafos com uma iniciativa simples, mas que chama a atenção da cidade para a fotografia produzida aqui”, disse ele. Como premiação, os classificados ganham uma edição de postais do Click 160 e o recebimento de, no mínimo, 15 exemplares, assegurando a publicação da foto, além do certificado com registro de participação.

Conheça os vencedores:
Anelise Machado Bartolomei
Gilmar Antônio Fante
Ivânio Grespan
Luis Iarcheski
Pedro Henrique Coppini
Rafael de Paula
Régis Leandro Buske
Rejane Botelho Portela

Arborização I

Planejar o plantio de árvores nas cidades é uma necessidade ao pensar a arquitetura urbana e a interação do espaço e das pessoas neste contexto. Nessa sexta-feira (1), foi lançado no município o Projeto Arborização Mais Segura, uma parceria entre a Prefeitura de Passo Fundo e a RGE. O objetivo do projeto é proporcionar mais segurança à população com o plantio de espécies de árvores que convivem melhor como a rede elétrica e não demandam podas. Passo Fundo é o sexto município do Estado a aderir ao projeto.

Arborização II

Pelo acordo, a RGE ficará responsável pela execução da análise técnica das árvores que estão oferecendo risco à rede e necessitam de retirada. Como compensação, caberá à distribuidora executar o plantio de espécies adequadas, a fim de erradicar os riscos à população. Além disso, a compensação sempre será realizada com uma quantidade superior de árvores que foram suprimidas.
A atividade será realizada em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente. Cada tipo de árvore em situação de risco será substituída ou compensada de acordo com critérios previamente estabelecidos.

Gostou? Compartilhe