Abertas oficialmente as atividades dos Festejos Farroupilha

Cerimonia aconteceu no Parque da Roselândia

Por
· 1 min de leitura
Chama Crioula e Fogo Simbólico foram unidosChama Crioula e Fogo Simbólico foram unidos
Chama Crioula e Fogo Simbólico foram unidos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
O Parque de Rodeios da Roselândia recebeu na manhã deste domingo (3) a cerimônia de abertura dos Festejos Farroupilha de Passo Fundo. Com a chegada da Chama Crioula, conduzida pelos Cavaleiros do Planalto Médio, que trouxeram chama desde a cidade de Mostardas, percorrendo cerca de 577 quilômetros, foram abertas as festividades. Em seguida, a Chama Crioula e Fogo Simbólico foram unidos.
 
A condução da Chama de sua origem até Passo Fundo foi o trabalho realizado, pela 13ª vez, pelo grupo Cavaleiros do Planalto Médio, em várias semana de viagem a cavalo. Durante a cerimônia, o comandante da cavalgada, Irajá Ferraz Filho, agradeceu a confiança depositada no grupo. “Realizamos todo o percurso, conduzindo este símbolo maior, com responsabilidade e respeito”, reiterou.
 
Gilda Galeazzi, coordenadora da 7ª Região Tradicionalista do MTG reforçou que a Chama Crioula é o símbolo maior dos Festejos Farroupilha e lembrou que o caminho até Passo Fundo não foi fácil, mas foi feito com honra e respeito. Para o major Volnei Ceolin, o momento foi de relembrar os 180 anos da Brigada Militar. “Os CTGs mais antigos com certeza são os quartéis da Brigada Militar, onde sempre se valoriza e se prima pela ética que se vê na cultura tradicionalista”, comentou.
 
Evandro Meirelles, vereador e integrante do movimento, falou do orgulho de falar em nome da Câmara de Vereadores e representar as causas do tradicionalismo no Poder Legislativo. “Quero também ressaltar que Legislativo e Executivo estão juntos nas ações prol dessas atividades. E com isso estamos conseguindo resultados que são a prova do trabalho empenhado, especialmente nas melhorias que estão sendo feitas aqui no Parque de Rodeios”, ressaltou.
 
Representando o prefeito Luciano Azevedo, o secretário de Cultura e também presidente da Comissão dos Festejos, Pedro Almeida, salientou o valor das marcas representativas do tradicionalismo. “Este é um ano muito especial para Passo Fundo, pois estamos completando 160 anos de emancipação política e administrativa. E são 190 anos do início do nosso povoamento. Nesse tempo, tivemos aqui sempre muito bons exemplos a dar do povo e da cultura gaúcha”, destacou.
 
Visitantes
Além do grande público presente, a cerimônia de abertura contou com visitantes de locais distantes. Foram eles: o secretário de Cultura, Kleber Adorno e o empresário Volmir Mendonça, de Goiânia; Carlos Domingos, do Acre; Joaquim Nunes, do Amazonas; e Armandio Silva, de Portugal.
 
Multiplicação da chama
Após os pronunciamentos, os representantes de alguns municípios da região abrangida pela 7ª Região Tradicionalista coletaram centelhas da Chama Crioula para conduzirem a até seus municípios. Os que não tiveram a oportunidade de comparecer à cerimônia poderão colher as centelhas durante a semana.
Gostou? Compartilhe