Iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo, o Adote o Verde busca conservar praças, parques, canteiros centrais e as áreas verdes da cidade por meio do compartilhamento da responsabilidade do uso com a comunidade. Nesse sábado (09), o programa recebeu a adesão de novas pessoas e empresas, além da renovação do compromisso com parceiros que já fazem parte das atividades.
Para o prefeito Luciano Azevedo, o programa insere a população no ato de cuidar os espaços públicos. “A cidade é de todos nós e é muito gratificante que as pessoas sejam nossas parceiras nesse programa que tem o objetivo instituir uma cooperação na limpeza e urbanização. Agradecemos muito o compromisso de todos”, disse Luciano.
A empresária Sandra Ingrid Nehls, representando o Germanias Blumen Hotel, que adotou a Praça Marieta Preto Formigueri, na avenida Brasil, e o canteiro central do entroncamento das ruas General Osório e Benjamin Constant e avenida 7 de Setembro, destaca o programa como o coletivo pode fazer a diferença. “Acho que cada um fazendo um pouco, seja pessoa física ou jurídica, ajuda a cidade, que não é só o prefeito, mas todos nós. Compartilhamos ações para que a cidade fique mais bonita”, observou ela.
Como funciona?
Com a ampliação da recuperação e da manutenção dessas áreas, a ação consiste na adoção dos espaços por parte da comunidade, instituições, empresas e particulares, que assumem em conjunto com o Poder Público a responsabilidade de urbanizar, limpar e tornar cada um desses espaços em locais agradáveis para o lazer, educação ambiental e qualidade de vida.
Os adotantes
Novas adesões
Vânia Lurdes de Mello Pavani: moradora do bairro Vera Cruz, adotou a Praça Adolpho João Floriani, localizada no bairro.
Germanias Blumen Hotel: adotou a Praça Marieta Preto Formigueri, na avenida Brasil, e o canteiro central do entroncamento das ruas General Osório e Benjamin Constant e avenida 7 de Setembro.
Loja Atlanta Jeans: adotou o canteiro central da avenida Brasil, entre as ruas Tiradentes e Saldanha Marinho.
Parceria Soluções Empresarias: responsável pelo canteiro central na rua Erexim, entre a rua Moacir da Motta Fortes e a avenida 7 de Setembro.
Vidal de Carvalho Junior: morador da região da grande São Cristóvão, adotou o canteiro central da avenida Presidente Vargas, entre as ruas Carlos Gomes e Campos Sales.
Renovações
Associação dos Amigos da Praça Santa Terezinha: é responsável pela Praça Capitão Jovino, conhecida como Praça Santa Terezinha.
Floricultura Passo Verde: responsável pela Praça Antônio Moretti.
Supermercado Marcon: responsável pelo canteiro central da rua Teixeira Soares, entre a avenida 7 de Setembro e a rua Homero Leite.
Colégio Notre Dame: responsável pela Praça Melvin Jones.
Margarete Buaes Dal'Maso: responsável pelo canteiro central da avenida Brasil, entre as ruas Bento Gonçalves e Capitão Eleutério, denominado Salim Buaes.
Hospital São Vicente de Paulo: responsável pela Praça da Mãe Preta, esquina das ruas Uruguai e 10 de Abril.