OPINIÃO

Teclando

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Calçada dá grana

Pense num enorme e bem sortido mercado a céu aberto. Chatuchak em Bangkok? Ver-o-Peso em Belém? Calma, não gaste neurônios levando a sua imaginação para tão longe. Os tailandeses e os paraenses que nos desculpem, mas mercado a céu aberto tem aqui nas ruas de Passo Fundo. Mantendo a vocação prestadora de serviços, vamos além do comércio de rua. Temos um comércio de calçada com enorme potencial. No Centro da cidade não faltam vendedores de roupas, eletrônicos, bijuterias, brinquedos, doces, cachorro-quente, sorvetes, livros, vale-transporte, tênis ‘naique’ e a bugiganga que você imaginar. Nem entro na discussão sobre a economia informal, porque o incômodo coletivo é causado pela ocupação das calçadas. E isso não é privilégio dos ambulantes, pois encontramos até geladeiras e máquinas de lavar roupa expostas sobre o passeio público! Mercadores de todos os portes, sem a mínima consideração, enchem as calçadas de placas e outros obstáculos. Falta espaço, mas sobra poluição sonora e visual. A Avenida Brasil é um grande mercado a céu aberto. De dia e de noite.

Campo e cidade

Há muitos anos, era grande a separação entre a vida no campo e na cidade.  A distância geográfica era multiplicada pelas dificuldades de transporte e comunicação. Agora, a tecnologia chegou à área rural que, em muitos casos, também conta com facilidades de acesso. O importante é que a tecnologia aproximou o campo da cidade. Hoje, quem mora no interior tem praticamente tudo aquilo que é disponibilizado nas grandes cidades. O homem do campo está bem mais urbano e respira tecnologia. Em contrapartida, muitas pessoas que moram nas cidades buscam a qualidade de vida do campo. Preferem comidas campeiras, andam pilchadas e até falam diferente. Inversão ou reconhecimento de valores?

Da falsidade à falseada

Em tempos de abundância tecnológica há uma carência de lógica. Parece que a turma ainda não aprendeu a distinguir entre o falso e o verdadeiro. Com a facilidade para propagação, todos se sentem e agem como multimídias natos. Ao ver algo que concordam ou gostariam que fosse verdadeiro, desligam o sensor e acreditam. Isso é o que acontece o tempo todo nas redes sociais. E assim são propagadas as informações falsas. Mas e por que existem informações falsas? Ora, são frutos da falsidade (interesses) de algumas pessoas. E por que são repassadas? Ora, pela falseada intencional de quem gostou do que recebeu. E, só pra lembrar, a falsidade ideológica é crime.

Supermercados

Novidades e tecnologia representam desenvolvimento. Isso é o que encontramos nos supermercados de Passo Fundo. Recentemente, o Zaffari do Bella Città implantou um sistema de caixas com autoatendimento. Mas parece que logo teremos mais inovações por lá. O tradicional mercado da esquina da Avenida Brasil com a Sete passa por uma reforma cadenciada. Qual será a novidade?

Trilha sonora

Enquanto houver talentos, haverá música no ar. Talentos como o compositor erudito contemporâneo Saint-Preux e a cantora francesa Danielle Licari: Concerto Pour Une Voix

Use o link ou clique

https://goo.gl/NQhpw7

 

Gostou? Compartilhe