Seleção
O Esporte Clube Vila Nova, que tem o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF) por meio do projeto de extensão Atleta do Futuro, realiza uma seleção de atletas neste sábado, 16 de setembro. A seletiva acontece no CT do Independente/Vila Nova, às 14h, em Passo Fundo. Podem participar candidatos às categorias 2008, 2009, 2010 e 2011. Os selecionados disputarão a 1ª Copa de Futebol Sete, em Salto do Jacuí. Mais informações pelos telefones (54) 9-8406-3818 e (54) 9-8408-2246.
APFM
Em assembleia realizada na noite dessa segunda-feira (11), a Academia Passo-Fundense de Medicina (APFM) elegeu sua nova diretoria. Na oportunidade, o acadêmico Carlos Antônio Madalosso fez a apresentação do nome do acadêmico Péricles Sarturi. Após a votação e apuração, Sarturi foi eleito com a totalidade dos votos dos acadêmicos presentes. A nova diretoria, gestão 2018/2019, será empossada no dia 05 de dezembro, em sessão solene de encerramento do ano, que ocorrerá no Clube Comercial de Passo Fundo. A nova diretoria está assim constituída:
Presidente: Péricles Serafim Sarturi
Vice-presidente: Sabine Braga Chedid
Tesoureira: Marilene Ughini
Secretário: Arnaldo Porto Neto
Diretor de Informática: Luiz Antonio Albuquerque
Secretário de Informática: Carlos Antônio Madalosso
Diretor do Museu: Plácido Scussel
Exposição
No mês de setembro, o Bella Città Shopping recebe uma exposição fotográfica pra lá de gauchesca. A exposição “Filhos da tradição gaúcha” tem como proposta incentivar o tradicionalismo desde a infância. Fotógrafa há 14 anos, Carla Porciuncula traz 30 telas com fotos de crianças vestidas com roupas típicas e que foram tiradas no interior de Passo Fundo. Quem passar pela exposição, além de apreciar as obras, vai poder saborear o tradicional chimarrão e ainda ganhar um brinde gaudério. Um painel para fotos também compõe o cenário para quem quiser fotografar e levar para casa uma recordação.
Serviço:
Local: Bella Città Shopping - (3º andar – próximo a loja Marisa)
Data: de 13 a 30 de setembro
Horários: Segunda a Sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 14h às 20h.
Entrada: gratuita.
Atividades I
A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, em parceria com a comunidade Jesus Libertador da Congregação das Irmãs Salvatorianas vem desenvolvendo uma série de atividades na ocupação IV, do bairro José Alexandre Zachia, em Passo Fundo. O acompanhamento do grupo de mulheres acontece a cada quinze dias pelas entidades, no intuito de fortalecer a organização do núcleo de famílias que ali residem. Com apoio do Fundo de Solidariedade está sendo possível viabilizar outras iniciativas de geração de trabalho e renda na comunidade.
Atividades II
São realizados momentos de estudo e reflexão, oficinas de tricô, crochê, pintura em tecido e de reaproveitamento do óleo usado na produção de sabão, além de sensibilização sobre a destinação dos resíduos, cuidado com o meio ambiente e casa comum. Para a Irmã Marli Cacenote e Irmã Cleni Cacenote, as ações estão suscitando bons frutos, “trabalhar coletivamente produz maior possibilidade de organização das famílias e da comunidade. Estamos percebendo o quanto a nossa presença tem gerado maior esperança, confiança e solidariedade”, ressaltam as religiosas.
Oficinas I
Diferentes linguagens artísticas, materiais alternativos, criatividade e novas possibilidades marcaram a série de formações "A arte ao alcance de todos - Oficinas", promovidas pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS). As atividades foram ministradas pela coordenadora do Setor de Ação Educativa do Museu, professora Me. Raquel Sampaio Alberti, e ocorreram semanalmente, de 16 agosto a 6 de setembro. As oficinas foram desenvolvidas a partir das pastas educativas produzidas pelo MAVRS durante a execução do projeto “Arte ao alcance de todos”.
Oficinas II
As pastas, que podem ser retiradas no Museu por professores interessados, apresentam diferentes materiais demonstrativos englobando quatro principais linguagens: desenho, pintura, escultura e gravura. Os materiais também contêm informações sobre as técnicas, imagens de obras do acervo do MAVRS e sugestões de atividade pedagógicas. Segundo a equipe, a série de formações teve como principal objetivo explorar as possibilidades das diferentes técnicas, por meio de exercícios simples e discussões sobre as linguagens, a fim de proporcionar mais recursos a arte-educadores.