O atendimento do Programa É o Bicho é a principal política pública do município para reduzir a procriação descontrolada e o abandono de animais. A castração cirúrgica de caninos e felinos é realizada em diversas regiões. Nessa semana, a equipe do programa encaminhou a castração de 20 animais do distrito de Bom Recreio.
A unidade móvel do programa levou cães e gatos já cadastrados pela comunidade para as clínicas conveniadas. “No Bom Recreio a maioria dos animais são cachorros de rua. Em parceria com as agentes de saúde e comunidade conseguimos reunir estes animais”, destaca a coordenadora de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Maria de Lourdes Secorun. Após o procedimento de castração cirúrgica, os animais são devolvidos.
Além disso, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leão Nunes de Castro receberam uma palestra sobre bem-estar animal e educação ambiental, ação que também faz parte da proposta do É o Bicho.
O programa
Realizado pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente, o Programa É o Bicho beneficia inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários. Além disso, as organizações protetoras dos animais também são atendidas. A esterilização, além de realizar o controle, melhora a qualidade de vida dos animais domésticos ao evitar a incidência de doenças e problemas de comportamento inadequados ao convívio com outros animais e seres humanos.
Mais informações pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente (54) 3317-2529.