Harmonia
Embora tenha dito que a sociedade não tolera mais corrupção, pairam dúvidas sobre como será a atuação da nova Procuradora da República, Raquel Dodge, em relação a Lava Jato. Ladeada por investigados neste mar de lama, no discurso de posse, ontem de manhã, limitou-se a defender a harmonia entre os poderes e a ampliação na atuação do MPF. A aproximação com o núcleo do presidente Michel Temer e a decisão de substituir praticamente todos os procuradores que atuam na Lava Jato, aliado a reação positiva do mercado financeiro ontem, depois da posse, indicam alívio, pelo menos momentâneo, para quem está na mira das investigações. Agradou aos políticos. É natural que a cautela adotada pela nova procuradora, pelo menos, neste momento inicial. Fica a expectativa em relação aos próximos passos.
Roteiros I
Dois pré-candidatos ao governo do Estado fazem roteiro, esta semana, em Passo Fundo e região. Mateus Bandeira, do Partido Novo, estará na Acisa para palestrar sobre “Brasil: crise ou oportunidade?” Bandeira é pós-graduado em administração pela UFRGS, possui um MBA em Finanças e Políticas Públicas pela The Wharton School, trabalhou como secretário de Estado de Planejamento e Gestão no governo Yeda Crusius e presidiu o Banrisul. O Partido Novo adotou como prática só aceitar filiados com ficha limpa e, para tanto, passam por um rigoroso critério de avaliação.
Roteiros II
O outro pré-candidato é Jairo Jorge, PDT. Ele cumprira roteiro em Passo Fundo e região. Jairo Jorge já é conhecido dos passo-fundenses. Ex-prefeito de Canoas pelo PT, deixou o partido para se filiar ao PDT e é o nome dos trabalhistas ao governo do Estado. Na bagagem a experiência de administrar uma prefeitura que, no primeiro mês de mandato, não tinha dinheiro para pagar os salários. Saneou as finanças e se transformou em case de sucesso. Percorre o Estado contando esta história.
Cenário
Poucos ou quase nenhuma situação pode tirar Luciano Azevedo, PSB, da disputa por uma vaga à Câmara dos Deputados. Do ponto de vista estratégico, 2018 é o melhor momento para Luciano. A região carece de um representante e ele ainda colhe os frutos da reeleição como prefeito com índices excepcionais. Cumprir o mandato e esperar mais dois anos para voltar ao cenário é muito tempo na dinâmica política. Arriscando dizer que a decisão já está tomada. O que falta é o consentimento do eleitorado o que ele está habilmente buscando.
Curtas e absurdas
*Ministro da Fazenda Henrique Meirelles pede orações pela economia no país.
*Cresce o número de pessoas que acredita que a terra é plana.
*Juiz do Distrito Federal autoriza psicólogos a tratar homossexuais como doentes.
*Definitivamente preciso de mais férias