OPINIÃO

Fatos 20.09.2017

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pior desempenho

A Confederação Nacional dos Transportes divulgou na terça-feira sua mais recente pesquisa de intenção de votos e de avaliação dos governos. A avaliação do governo do presidente Michel Temer é positiva para 3,4% dos entrevistados, contra 75,6% de avaliação negativa. A aprovação do desempenho pessoal do presidente atinge 10,1% contra 84,5% de desaprovação. Sobre o emprego, os entrevistados entendem que vai melhorar: 25,7%, vai piorar: 35,4%, vai ficar igual: 36,0%. A renda mensal vai aumentar: 22,1%, vai diminuir: 20,6%, vai ficar igual: 53,2%.

 Intenção de voto
Na intenção de votos para a Presidência da República em 2018, a pesquisa estimulada aponta que Lula tem 20,2%; Jair Bolsonaro cresceu para 10,9%; João Doria, 2,4%; Marina Silva, 1,5%; Geraldo Alckmin, 1,2%; Ciro Gomes, 1,2%. Em todos os cenários pesquisados pela CNT, a ordem é Lula, Bolsonaro e Marina Silva, quando se trata de 1º turno.

Segundo turno

No segundo turno, Lula vence Bolsonaro, Aécio Neves, Geraldo Alckmin e Marina Silva com índices em torno de 40% dos votos. Bolsonaro venceria Alckmin e Marina venceria Bolsonaro em outros dois cenários.

Rejeição

Dentre os candidatos que o eleitor não votaria de jeito nenhum, Aécio Neves tem 69% de indicação, seguido de Ciro Gomes e Alckmin. Bolsonaro registra o menor índice de rejeição. Lula e Marina estão quase empatados.

Esperança

Sobre participação nos protestos, a pesquisa perguntou se o entrevistado tinha intenção de participar de alguma manifestação pela saída do presidente Temer, o que 67,7% responderam não e 30,8% responderam sim. Interrogados sobre os motivos dos panelaços e das manifestações contra a corrupção terem diminuído, 50,3% dizem ter perdido a esperança com os atuais políticos; 25,4% alegam falta de perspectivas de mudanças no curto prazo.

Crise política

Para 94,3% dos entrevistados, o país está em crise política. Desses, 49,9% acreditam que a troca do presidente da República não resolveria a situação, enquanto 41,2% acreditam que a mudança do presidente da República resolveria a crise.

Acesso

A CNT entrevistou 2.002 pessoas e a pesquisa completa pode ser acessada no site www.cnt.org.br. O resultado é revelador.

Gostou? Compartilhe