Semana Nacional do Trânsito
Diversas ações foram promovidas desde segunda-feira (18) em Passo Fundo, dentro da Semana Nacional do Trânsito 2017, à qual o município está engajado. As atividades, organizadas pelo Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança da Prefeitura de Passo Fundo, se encerram neste domingo (24) com uma mateada no Parque da Gare.
Programação do final de semana:
Dia 23 de setembro
Tarde – Programa Universidade Educadora – Passeio Ciclístico pela Cidade (Grupo Pedala Guria)
Local: perímetro urbano de Passo Fundo
Dia 24 de setembro
15 horas – Mateada de encerramento da Semana Nacional do Trânsito 2017 – Minha Escola Faz a Diferença no Trânsito
Local: Parque da Gare
Fiscalização I
Ações de fiscalização serão intensificadas por agentes fiscais da Secretaria de Finanças do município e pela Brigada Militar ao comércio informal a partir da próxima semana. A CDL, Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo, se manifesta a favor da ação intensa de fiscalização, visto o aumento expressivo da venda ilegal de produtos nas ruas de Passo Fundo, especialmente no Centro da cidade. Além de ser a favor do cumprimento da legislação, a entidade entende que o comércio informal é prejudicial ao lojista que mantém seu estabelecimento comercial legalizado e ao consumidor, que adquire produtos sem procedência comprovada.
Fiscalização II
Com o intuito de buscar alternativas para que a lei seja cumprida e o trabalhador informal seja amparado pelo município, a CDL Passo Fundo participa ativamente de discussões sobre o comércio ilegal no município juntamente com órgãos públicos e demais entidades. A CDL acredita que o assunto será resolvido com fiscalização intensa, muito debate e ações conjuntas entre as entidades que representam o comércio, os órgãos públicos e a sociedade afim de que se busque um consenso e uma solução para o comércio ilegal de Passo Fundo.
Concurso de Receitas I
A Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo está promovendo o Concurso de Preparações Culinárias que tem como objetivo incentivar e divulgar a preparação dessas receitas, muitas que já são oferecidas nas escolas municipais e entidades ligadas ao município. A participação é aberta a todas as merendeiras e serventes da rede municipal, entidades filantrópicas conveniadas e entidades ligadas à assistência social do município. Cada uma pode enviar uma receita culinária doce ou salgada elaborada pela própria merendeira ou servente. Os ingredientes utilizados na preparação devem ser oriundos dos itens encaminhados pela Coordenadoria de Nutrição Escolar ou entidades ligadas à assistência social.
Concurso de Receitas II
Os interessados têm até o dia 5 de outubro para enviarem suas receitas. As concorrentes serão avaliadas por uma banca julgadora, formada pelos apoiadores do concurso. Do total de inscrições, serão classificadas 16 receitas para serem executadas para apresentação e degustação da banca avaliadora. Serão avaliados originalidade, criatividade, inovação, facilidade e tempo de preparo, além da viabilidade de servir um grande número de porções. A padronização e possibilidade de replicação também serão avaliados.
Bairro a Bairro I
A Prefeitura de Passo Fundo realizará a 40ª edição do Programa Prefeitura Bairro a Bairro neste sábado, dia 23 de setembro. O encontro será a partir das 14h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Luiz Osório, que fica na rua Pedro Culmann, 385, no bairro Dona Júlia. No dia do programa, os participantes terão à disposição a presença das secretarias, com suas equipes e secretários, além do Gabinete do Prefeito, um espaço para estreitar o diálogo com as pessoas que buscam soluções ou deixar sua contribuição para a cidade.
Bairro a Bairro II
Entre algumas ações do programa estão: distribuição de mudas e sementes; serviços de assistência social e atualização do Cadastro Único; esclarecimentos sobre programas como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, entre outros; orientações de prevenção de doenças, testes rápidos e escovação para crianças; distribuição de medicamentos do Programa Farmácia Mais Perto; atendimento do Programa É o Bicho; orientações de combate à dengue e muito mais. Nesta edição, estarão presentes o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
EMEI
O vereador Patric Cavalcanti (DEM) está sugerindo ao Poder Executivo Municipal a ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cantinho Feliz, no bairro Leonardo Ilha. De acordo com o parlamentar, ao longo dos anos, os moradores clamam pela ampliação devido à grande procura por vagas no educandário, que atende cerca de 170 crianças nos turnos da manhã e tarde. Patric ainda lembrou que o terreno onde a escola está construída possui um amplo espaço livre, comportando, desta forma, a ampliação sem a necessidade de o Executivo despender valores para aquisição de outra área.