Monopólio
Um problema sem resolução, porque o que menos funciona neste país é a fiscalização. O transporte intermunicipal e interestadual carece de mudança radical. Passageiros que costumam usar o serviço entre municípios próximos a Passo Fundo reclamam que as empresas vendem passagem para serviço direto, mas acabam, invariavelmente, parando no decorrer do percurso. O passageiro paga mais por um serviço que não é entregue. Sem falar nas condições dos veículos. No transporte interestadual, a Reunidas é campeã de reclamações. Além de colocar na linha os piores veículos que dispõe, os atrasos são uma constante. No último domingo, o veículo que trazia passageiros de Florianópolis para Passo Fundo perdeu as malas pelo meio do caminho, quase chegando em São José, depois da ponte.. Motoristas que vinham atrás do ônibus deram do alerta do incidente que poderia ter causado um acidente. Os passageiros tiveram que catar suas bagagens no asfalto e aguardar um outro carro para seguir viagem. Os passageiros que costumam fazer o itinerário com frequência tem coleção de histórias para contar. Mas isso não basta para que órgãos fiscalizadores tomem providências. O monopólio é danoso para o consumidor.
Salários
Visivelmente abatido, o governador José Ivo Sartori, anunciou nova forma de pagar os salários dos servidores. Vai começar pelos vencimentos menores. Isso se não for impedido por alguma ação judicial. Se de um lado é aplaudido por categorias que serão beneficiadas com a decisão, de outro vai enfrentar o descontentamento de servidores com salários maiores.No final das contas vai sobrar para o cidadão que depende dos serviços do Estado. Uma difícil equação.
Agrado
Prestes a ter a segunda denuncia analisada pela Câmara dos Deputados, o presidente Michel Temer decidiu dar um agrado aos congressistas.A AGU vai defender junto ao STF a manutenção das regras de aposentadoria especial para deputados e ex-deputados, no chamado Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSS). A manifestação ocorre no momento em que o governo busca angariar votos para a defesa do presidente.
Desabafo
O desabafo da professora Janete da Rosa, depois que a escola Municipal de Educação Infantil Sonho Encantado foi arrombada pela quarta vez neste ano, reflete a indignação de qualquer cidadão com a insegurança. Por óbvio o tema merece uma análise muito mais aprofundada, mas só quem é vítima de circunstâncias lamentáveis como esta é que sabe o que sente na pele.