Criado para ser uma ferramenta de participação popular e avaliação dos serviços prestados pela administração municipal, o Programa “Fala Passo Fundo” foi lançado nessa terça-feira (26), na Câmara Municipal de Vereadores. O principal objetivo é ouvir a comunidade e ter condições de melhorar ainda mais o que é oferecido à população em diferentes áreas, como saúde, educação e infraestrutura.
Além de ser um programa de participação, também acaba sendo de gestão do governo. “Este é um esforço de diversas secretarias do nosso governo para construir uma ferramenta que surge da necessidade de nos aproximar ainda mais das pessoas e da cidade, assim como foi feito em outras ações e projetos que já lançamos”, afirma Luciano.
A ferramenta será disponibilizada todo o dia 10 de cada mês, sendo outubro o primeiro mês em que o “Fala Passo Fundo” entrará em funcionamento. Para o secretário de Transparência e Relações Institucionais, Édison Nunes, a ferramenta é um mecanismo de manifestação direta da população. “Esse programa surgiu da vontade do nosso prefeito Luciano, em busca de tornar cadas vez mais transparente as ações em todas as áreas do governo”, observa ele.
Como vai funcionar?
No dia 10 de cada mês, a pesquisa estará disponível através do portal da Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br) para que qualquer cidadão possa dar a sua avaliação e contribuir com uma cidade melhor e mais eficiente. A pesquisa ficará disponível por 24 horas.
A secretária adjunta de Administração, Eliana de Zorzi, explicou um pouco como será o funcionamento. Para logar, o cidadão precisa se identificar com nome e e-mail. Após isso, a plataforma já se abre. Ícones com as áreas de serviço irão aparecer, basta escolher qual área é a desejada e clicar. Após isso, uma série de perguntas aparecerá, sendo possível marcar a satisfação e deixar um comentário. Após responder tudo, o usuário deve salvar para finalizar a pesquisa.
“Se a pessoa respondeu e por algum motivo precisou parar, não há problema, o sistema salva as respostas jpa dadas e inicia do ponto em que parou. Esse sistema foi feito para ser uma pesquisa de satisfação fácil e intuitiva”, ressalta.
O sistema do programa é multiplataforma, funcionando em desktop e dispositivos móveis. Ao final, também há a opção de compartilhar nas redes sociais o link do programa para que mais pessoas possam participar.