Um grupo formado por 19 alunos de quatro Escolas de Educação Infantil foram beneficiados com óculos do programa “Olhar de Criança”, criado pela Prefeitura de Passo Fundo para prevenir possíveis problemas de visão. Através do programa, são realizadas consultas e exames de visão para crianças com idades entre 3 e 6 anos que frequentam as escolas da rede municipal da Educação Infantil. Na manhã dessa terça-feira (26), o programa Olhar de Criança aconteceu na EMEI Santa Terezinha na Dona Júlia, onde alunos de mais três escolas receberam óculos: EMEI Professor Bandana (Loteamento Menino Deus), Amizade (Vila Operária) e Nossa Senhora das Graças(Nenê Graeff).
O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, esteve presente no evento, realizando a entrega dos óculos e falou aos pais das crianças sobre a importância do programa que busca melhorar o aprendizado na escola, reforçando o estímulo para as crianças irem com óculos para sala de aula.
“Com certeza é um dos nossos grandes programas, barato, mas muito importante para a vida escolar das crianças e também no dia a dia. Muitas vezes os pais não conseguem identificar o problema de visão de seus filhos. O programa tem especialistas para realizar o exame e testes, e após, tendo a necessidade, nós fornecemos os óculos ao aluno, que escolhe a cor e modelo, uma forma da criança se apegar mais e usá-lo com mais vontade”, disse Luciano.
Para Sandro Frederico Graef Prates, pai de Rafael de seis anos, aluno da Emei Professor Bandana, o programa, além de inovador, tem um caráter social e muito expressivo. “Não notamos a necessidade dos óculos. Os professores nos avisaram e começamos a notar alguma dificuldade dele quando ficava muito próximo à TV para jogar ou assistir. Além da economia e a preocupação com nossos filhos, o programa é muito bom, pois atende a todos”, destacou Sandro.
O Programa Olhar de Criança já realizou o teste exames em mais de 1,8 mil alunos de 26 escolas de educação infantil desde a sua implantação. O programa funciona em três diferentes etapas: na primeira, a criança faz um teste de visão na escola. Caso seja detectado algum problema, um novo teste é feito no Hospital de Olhos e, se preciso, a criança recebe os óculos de acordo com a sua necessidade, sem nenhum custo para as famílias.