A nossa seca
Sempre ouvimos falar sobre a indústria da seca no Nordeste, onde coronéis se beneficiam com a tragédia. Além do desvio de recursos, é infindável argumento de palanque. Mas, pensando bem, por aqui não é muito diferente. Não temos a seca, porém sempre teremos alguma espécie de estiagem em segmentos diversos. Ora, se por lá a seca virou cordel ou repente, por aqui fazem tertúlias e o que não falta é a trova. Nesse deserto há carência de um oásis de lógica, e os versos apontam para miragens. Em meio à areia, os cactos não falam, mas, na intimidade de seus espinhos, também sentem-se espinhados. E segue a trova, que vem de todos os lados, por cima e por baixo. Mal desponta um tema e já surgem os trovadores. A rima pode ser pobre em novidades, mas sempre rica em aspirações. Os trovadores não fazem rodeios, basta um arpejo na gaita e começam os versos. As rimas podem ser inéditas, mas os temas são quase sempre os mesmos. Assim como a seca, eles continuam rendendo. E dá-lhe trova.
Alta octanagem I
Diz a lenda, que o pessoal de Passo Fundo tem gasolina nas veias e o fator rh é medido em octanas. O automobilismo faz parte da vida dos passo-fundenses, desbravadores nas Mil Milhas Brasileiras e inovadores na preparação dos motores. Agora o foco é o antigomobilismo, através da restauração e conservação de veículos antigos. Dias 28 e 29 de outubro acontece o 7º Encontro de Veículos Antigos, no Gran Palazzo Centro de Eventos. A realização é do Auto Club Veículos Antigos de Passo Fundo.
Alta octanagem II
O antigomobilismo de Passo Fundo é reconhecido em todo país. O acervo não é fraco e seu valor vai muito além do colecionismo. Esses veículos permitem um resgate da história de Passo Fundo, suas oficinas, mecânicos e pilotos. Conhecer os modelos de cada época é um atlas cronológico das ruas da cidade. Para os saudosistas é um prato cheio. Mas ainda pode ter o efeito de um aditivo na circulação, aumentando a octanagem e elevando o giro. Enfim, um misto de nostalgia com adrenalina.
Figuras e Palavras
Conheci o engenheiro Mauro José Nodari ao lado do Abelino Campos, fazendo uns ajustes nas rotativas de ON. Há muitos anos sei das suas bem conceituadas habilidades profissionais. Agora, recebo do Mauro um livro onde mescla lindos textos com imagens de suas esculturas, feitas em metais e outros materiais. O título não poderia ser outro: “Figuras & Palavras”. Muito bom, Mauro. Espero que essa linha de produção não seja interrompida.
Novidades
O Zaffari do Bella Cittá passa por uma revolução. O que não mudou está mudando. Terá um novo foco, baseado em supermercados norte-americanos. Para oferecer alimentos prontos ou pré-prontos, foi instalada uma bateria com mais de 60 balcões frigoríficos horizontais. Mas, além disso, a mudança atinge todos os setores. E, pelo que ouvi, deverão trabalhar exclusivamente com carne de gado Angus. Vamos aguardar.
Trilha sonora
Início do anos 1970, quando sonhávamos com as musas do cinema ouvindo Rita Moss - Just a Dream Ago
Use o link ou clique