Katica, por ser cega, sente o mundo de uma forma diferente, e através da imaginação, viaja pelas histórias. Sempre movida pela energia das crianças, em uma dessas viagens chega a outra dimensão e, através da fantasia, consegue enxergar. Embalada por histórias clássicas da literatura como “O Pequeno Príncipe”, “Peter Pan”, “A Branca de Neve e os Sete Anões”, além de livros de poesias de Mário Quintana, e por outras histórias, ela passeia no “Expresso Literário” - guiado por uma maquinista maluca -, vivendo momentos incríveis.
A viagem da garota através do “Expresso”, será uma das atrações da 31ª Feira do Livro de Passo Fundo. A apresentação acontecerá no domingo, dia 12 de novembro, a partir das 14h no palco principal. “Grandes atrações passarão pela nossa festa, e o ‘Expresso Literário’ não poderia ficar de fora. A atração vem a somar com as demais atividades e shows programados para esse ano”, comenta a presidente da Associação dos Livreiros de Passo Fundo e da Feira do Livro, Silvana Rovani.
Assim como na Feira do Livro de Passo Fundo, a magia acontece a cada novo livro aberto pela personagem. O espetáculo de luzes e sons é livre para todos os públicos, conta com muita emoção, e através dos livros, a história busca trazer à tona a inocência das crianças para o mundo. “Tenho certeza que essa linda história irá emocionar crianças e adultos, por isso, convidamos para que, de 03 a 12 de novembro, a comunidade de Passo Fundo e da região participe dessa grande movimentação literária”, salienta Silvana.
Cultura que une
A história de Katica é contada pelo Grupo Artístico do município de Barra Funda. O espetáculo tem a participação de cerca de 110 pessoas entre atores e produção. O texto e a direção artística são do professor Juliano Oliveira, a direção coreográfica é da professora Mara Gelain, já a coordenação geral fica por conta do prefeito Marcos André Piaia e da primeira-dama Andryze Gelain, além da colaboração de funcionários do município, pais e voluntários. O Grupo Artístico Municipal de Barra Funda iniciou suas atividades há nove anos com alunos atendidos semanalmente no Centro de Referência e Assistência Social (Cras), no turno inverso ao escolar. Em 2017, o grupo passou a contar com cerca de 103 integrantes, além de colaboradores e comunidade em geral. Outros grandes espetáculos musicais e teatrais estão programados para a 31ª Feira do Livro de Passo Fundo.