A trégua nas chuvas durante este final de semana foi um alento para as famílias de Passo Fundo que foram prejudicadas pela intensidade das intempéries. O tempo instável, que atingiu a cidade de terça (10) a sexta-feira (13) causou problemas em alguns bairros da cidade e algumas casas foram destelhadas.
Por conta disso, a Prefeitura de Passo Fundo, através da Defesa Civil, intensificou os trabalhos para atender a toda a população atingida. De acordo com Ruberson Stieven, coordenador da Defesa Civil do município e secretário adjunto de Segurança Pública, foram providenciadas lonas para as famílias que tiveram avarias nos telhados de suas casas. “Também mapeamos as bocas de lobo que entupiram devido às fortes chuvas, uma vez que a água acaba levando lixo até estes locais que não conseguem dar a vazão necessária para o grande volume”, explica. Este trabalho foi realizado durante a semana e também no sábado, quando a chuva começou a dar uma trégua.
Além disso, foram atendidas várias solicitações de retirada de árvores e galhos que caíram em via pública por conta dos fortes ventos. Para as pessoas que tiveram problema de alagamentos, também ouve equipes ajudando na limpeza, em especial, para um casal de idosos que mora na rua General Osório e teve a casa invadida pela água e não tinham condições de fazer a limpeza.
Ajuda continua
Mesmo com o tempo bom, as famílias que ainda necessitarem de auxílio podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone da Secretaria de Segurança Pública, pelo telefone (54) 3313-3768.
Conserto de sinaleira
Na sexta-feira à tarde, os semáforos que ficam nos cruzamentos da Avenida Presidente Vargas com a rua Daltro Filho foram danificadas por um raio e ficaram sem funcionar por várias horas. Sobre este problema, Stieven esclarece que tão logo foi possível o problema foi sanado.