OPINIÃO

Fatos 17.10.2017

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Projeção

O PCdoB realiza o congresso estadual no próximo sábado, 21, e o deputado estadual Juliano Roso vai defender candidatura própria para Presidência da República e a escolha de um nome entre os líderes mais jovens do partido. Entende que a renovação na política se dará por candidaturas que realmente representem novidade. Também vai defender a apresentação de uma nominata completa para deputado federal, com foco para a reeleição do deputado Assis Mello. O partido tem confiança que pode ampliar a participação de votos, de 2% na última eleição, para 2,5%, antecipando-se a cláusula de barreira que passa a valer em 2020. A mudança aprovada recentemente pelo Congresso estabelece que para receber o Fundo Partidário deve fazer 1,5% dos votos válidos no país.

Despedida

Ontem foi a vez de Luiz Artur Rosa Filho se despedir da Secretaria Municipal da Saúde. Foi um secretário presente, de alta qualidade técnica. O PCdoBo perde um espaço importante na administração, mas, segundo o presidente do diretório municipal Rubens Astolfi, que é Secretário do Meio Ambiente, o partido continuará contribuindo com propostas e ações tanto na saúde como nas demais áreas.  O partido também ocupa a titularidade da Secretaria do Planejamento, com Ana Paula Wickert.

Contatos

Como havia prometido, o pré-candidato ao governo do Estado pelo PDT, Jairo Jorge, já conversa oficialmente com diversos partidos para a formação de uma aliança PARA 2018. Ontem, se reuniu com lideranças do PRB gaúcho e convidou o partido a indicar nomes para compor a chapa majoritária (vice-governador ou senador). Com o PCdoB a conversa vem de mais tempo e está em um bom nível de alinhamento. Os dois partidos tem tradição nas alianças para o governo.

Orçamento

Para fechar as contas do ano, os municípios estão contando com a antecipação do APM. Movimento nacional é coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios, com apoio da Famurs. Os prefeitos buscam R$ 4 bilhões de ajuda junto ao governo federal. Estratégia é pressionar os deputados.

Diretas

* Bateu na trave mais uma tentativa de venda da área da Cesa em Passo Fundo. Preço não atrai investidores. Época difícil para fazer negócios. Tem muita oferta.

* A coluna deu em edições anteriores que o prefeito Luciano Azevedo, PSB, seria candidato a deputado federal. O quadro mudou. Há um recuou estratégico. Há mais dúvidas neste momento, do que certezas.  

 

 

Gostou? Compartilhe