OPINIÃO

Fatos 19.10.2017

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Relatório

Como seria o PIB de Passo Fundo sem a Bsbios? Este exercício foi feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), no relatório de sustentabilidade 2016, apresentado ontem pela empresa. Em 2014, a Bsbios representou 19,4% do PIB total do municípios. De 2005 a 2014, ela adicionou ao PIB R$ 7,6 bilhões. O documento apresentado pelo diretor presidente Erasmo Battistella a autoridades, convidados e colaboradores vai além dos aspectos econômicos, mas demonstra como é o relacionamento da empresa com a comunidade. Além do engajamento em projetos sociais, fica evidente a importância para a cadeia produtiva (40% da matéria prima é adquirida da agricultura familiar) e na geração de empregos diretos e indiretos. A Bsbios de Passo Fundo e Marialva (PR) é a maior produtora de Biodiesel do Brasil. No começo do ano, ampliou em mais de 30% sua capacidade de produção na planta local.

O começo

Importante lembrar que o resultado colhido pelo município e região com a instalação da Bsbios teve início lá em 2004,  depois de uma ação do ex-prefeito Airton Dipp, PDT, do então secretário de Desenvolvimento, Marcos Cittolin, e da atuação do então deputado federal Beto Albuquerque, PSB. A estratégia adotada pela gestão de Dipp ao atrair investimentos como Bsbios, Italac, Ambev e Manitowoc (hoje sem produção local) deu uma guinada na matriz produtiva do município e fez toda a diferença para a economia local. Poder Público, iniciativa privada, entidades e instituições (todas) tem contribuição relevante para consolidar esta nova realidade econômica.    

Desempenho

Ao contrário da maioria dos municípios brasileiros, a prefeitura de Passo Fundo vai encerrar o ano mais tranquila do que no ano passado. Contas em dia, salários pagos e com investimentos em diversas frentes. No começo do ano, foram feitos ajustes que devem garantir o bom resultado. Secretários municipais que tiveram acesso a números de avaliação da gestão estão animados. As ações da equipe de governo têm aprovação de cerca de 80% da população. A avaliação do prefeito Luciano é maior do que a própria administração e condiz com o resultado eleitoral do ano passado.

Emenda

Deputado Sérgio Turra apresentou uma série de emendas no orçamento do Estado para a região. Uma delas, no valor de R$ 1 milhão, destina-se a conclusão do prédio da Delegacia de Pronto Atendimento. Se o governo cumprisse a execução do orçamento como deveria, o prédio já estaria pronto há muito tempo.

 

 

Gostou? Compartilhe