A sala de reuniões da Secretaria de Estado dos Transportes ficou tomada por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da área de ação da Amau. Na pauta da reunião, realizada na terça-feira (17) uma reivindicação que se arrasta desde o século passado: o acesso asfáltico para onze municípios da região norte do RS. O deputado estadual Pedro Westphalen (PP), titular da pasta, e Luciano Faustino da Silva, Diretor do Daer, ouviram a demanda dos gestores. Eles clamam pelo olhar especial do governo de José Ivo Sartori (PMDB).
I I
Correligionário de Pedro Westphalen o prefeito Beto Bordin (PP), de Jacutinga, e presidente da Amau, declarou seu otimismo ao final do encontro. Disse que espera pelo menos algumas das obras,, citando os trechos entre Ponte Preta e Barão de Cotegipe, e Mariano Moro e Severiano de Almeida. Em março, uma delegação da entidade que representa 32 municípios entregou um mapa e inventário da situação das obras mais urgentes.
I I I
De Erebango a presença do prefeito Valmor Tomazini (PPS), do presidente da Câmara, vereador Robson Tomazini (PPS), Paulo Luís Dreier e João Carvalho Antunes. Os moradores da cidade conhecida nacionalmente como “Coração Verde do Rio Grande” querem o asfaltamento dos seste quilômetros da estrada que liga a cidade a RS-135. Determinado o chefe do poder executivo disse que a demanda é uma prioridade de seu governo e que não dará trégua até que seja realizada.
I V
No dia 11 de abril de 2018 o município de Erebango vai completar 30 anos. E desde a emancipação seus moradores aguardam o asfalto. No dia 12 de setembro de 1986 o então governador Antônio Britto (PMDB) na companhia dos principais integrantes do seu governo, deputados estaduais e federais esteve em Erebango. Em plena Av. Ouro Verde, Britto e o Secretário dos Transportes, Guilherme Socias Vilella, assinaram a autorização para a licitação da obra. Enquanto o prefeito Jandir Pandolfi (PDT) abonava o documento, centenas de pessoas aplaudiam.
Curtas
# O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) absolveu o prefeito Orlei Giaretta (PMDB), de Floriano Peixoto.
# A decisão foi por unanimidade e a multa aplicada na sentença de primeiro grau foi revertida.
# O resultado foi comemorado pelo deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB) que postou nas redes sociais uma fotografia ao lado do prefeito, correligionários e amigos.
# Depois de muitas marchas e contramarchas o ex. prefeito Paulo Polis, de Erechim, se filiou ao PMDB.
# Eleito e reeleito prefeito da maior cidade do Alto Uruguai, numa coligação com o PMDB de Ana Oliveira, Polis era filiado ao PT.
# O prefeito de Getúlio Vargas reassume o cargo na manhã desta segunda-feira (23).
# A licença de sete dias não remunerada foi pedida pelo prefeito Maurício Soligo (PP) e autorizada pela Câmara de Vereadores por decreto.
Dito & Feito
No Dia do Professor, faleceu o Irmão Cândido Bairros, autor do Brasão do município de Getúlio Vargas. O religioso estava internado no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre. O sepultamento ocorreu na segunda-feira (16) no Cemitério dos Irmãos Maristas. Natural de Cruz Alta havia completado 92 anos no dia 1º de agosto. Seu trabalho foi o vencedor do concurso para o Brasão do município de Getúlio Vargas, realizado durante a administração do prefeito Ernesto Bergamini (1951 – 1955), quando das comemorações dos 25 anos de emancipação.