Estado e prefeitura discutem ampliação do Aeroporto Lauro Kortz

O convênio entre o governo do Estado e a União prevê a liberação de R$ 44,5 milhões

Por
· 1 min de leitura
A obra inclui um novo terminal de passageiros com área de 2 mil metros quadradosA obra inclui um novo terminal de passageiros com área de 2 mil metros quadrados
A obra inclui um novo terminal de passageiros com área de 2 mil metros quadrados
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O convênio entre governo do Estado e União que vai possibilitar a reforma e a ampliação do Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, no Norte gaúcho, deve ser firmado no próximo mês. A intenção foi manifestada pelo governador José Ivo Sartori durante reunião com o prefeito Luciano Azevedo, na manhã desta terça-feira (24), no Palácio Piratini. Com a assinatura do termo de compromisso, que prevê a liberação de R$ 44,5 milhões para a obra, a expectativa da Secretaria dos Transportes é de que o edital de licitação seja aberto ainda em 2017.

“O processo que cabia ao Estado está pronto. Esperamos que o convênio seja assinado em novembro. Tudo vai depender do governo federal. O aeroporto de Passo Fundo tem uma demanda muito grande. Vai ser uma alternativa para o interior, já que é rota de voos entre Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, entre outras cidades”, destacou o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen.

Segundo Sartori, as melhorias devem gerar oportunidades de desenvolvimento para o município e a região. “É uma obra importante para o desenvolvimento e a integração regional, além do crescimento de Passo Fundo e dos municípios da região Norte do estado. Esperamos que tudo dê certo e essa obra comece o quanto antes para que o desenvolvimento possa ser potencializado”, declarou.

A obra de modernização do aeroporto de Passo Fundo, o segundo maior do interior do Rio Grande do Sul, inclui um novo terminal de passageiros com área de 2 mil metros quadrados, a implantação de uma Seção contra Incêndios (SCI) com área de 290 metros quadrados e a ampliação da pista de pousos e decolagens, além do estacionamento.

“O Estado fez a sua parte, o município fez a sua parte e agora nós vamos esperar a definição do governo federal. O aeroporto quadruplicou a movimentação de passageiros nos últimos anos. É um dos três principais aeroportos do Rio Grande do Sul. Portanto, é estratégico para o desenvolvimento da economia da metade Norte do estado”, reforçou o prefeito Luciano Azevedo.

Também participaram do encontro a secretária municipal de Saúde, Carla Beatrice Gonçalves, o procurador-geral do município, Adolfo de Freitas, e o secretário municipal de Desenvolvimento, Carlos Eduardo da Silva.

 

* Informações do Governo do RS

Gostou? Compartilhe