Homem de diálogo
Não é da índole do ex-prefeito Airton Dipp tomar uma decisão sobre candidatura sem antes consultar o seu partido, ou passar por cima de qualquer companheiro, sem antes conversar. Ele jamais provocaria deliberadamente situação de conflito e desconforto interno. É sabido que há um grupo que defende o retorno de Dipp à vida pública, mas ele tem reiterado a promessa de não concorrer mais. A hipótese de retorno é uma decisão que não será tomada ao atropelo. Será fruto de longas conversas e amadurecimento. Por enquanto, o vereador Márcio Patussi, é o único pré-candidato a deputado estadual a oficializar a intenção de concorrer em 2018, assegura o presidente do diretório municipal Celmiro Mesquita.
Conta
O PCdoB vai ter chapa própria para deputado estadual e está confiante de eleger, pelo menos, dois parlamentares, mesmo sem Manuela D´Ávila, que está cotada para concorrer a Presidência da República ou ao governo do Estado. O partido fez 379 mil votos em 2014, dos quais 222 mil de Manuela. Os outros 157 mil foram feitos por 26 candidatos (a nominata era 27). Foram eleitos quatro parlamentares (dois do PCdoB,um do PR e outro do PPL, que estavam coligados) Sem aliança para 2018 e alcançando mais de 150 mil votos, os comunistas estão confiantes que repetirão a bancada.
Cinema
Novidade boa para Passo Fundo. O Centerplex Cinemas assumirá a administração do Cinema do Bourbon, a partir do dia 15 de novembro. Ainda sem detalhes de como será a inauguração.
Estratégia
O Partido Progressista de Passo Fundo demonstra estratégia ao assumir que pretende apoiar nomes da região para as eleições proporcionais do próximo ano. Em 2014, o PP saiu dividido: a dobradinha Osvaldo Gomes a Federal (25 mil votos) e Rafael Bortoluzzi a Estadual (11 mil votos) não empolgou e acabou criando uma forte dissidência. Um grupo apoiou abertamente a candidatura de Sérgio Turra, de Marau, que foi eleito. O apoio a Turra deve se repetir em 2018.