Lançamento I
O jornalista Flávio Tavares lançou neste mês, pela L&PM Editora, o livro “As três mortes de Che Guevara”. O guerrilheiro argentino-cubano foi executado no dia 9 de outubro de 1967, na Bolívia. Mas, conforme o livro-reportagem de Tavares, ele já estava morto. “Começou a morrer em Cuba e agonizou no Congo”, diz a sinopse. Meio século após sua morte, o amado e odiado Che ressurge numa nova história concreta, narrada a partir de depoimentos da mãe, dona Celia, do comandante Benigno (que lutou a seu lado em Cuba, no Congo e na Bolívia), de um coronel boliviano que combateu a guerrilha e de um major aprisionado pelos guerrilheiros, além de outros.
Parceria
Com a finalidade de promover o desenvolvimento da classe empresarial e do município, há mais de dez anos, a Acisa conta com a parceria da Universidade de Passo Fundo (UPF). Na tarde desta segunda-feira (23) foi renovado o convênio entre a entidade e a instituição. Participaram do ato de assinatura do contrato o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, o gerente de comunicação e marketing da instituição, Cristiano Mielczarski, os vice-presidentes da Acisa, Evandro Silva (administrativo) e Marco Silva (comércio) e o diretor executivo da entidade, Agenor Castelli.
A parceria prevê a participação da UPF em eventos e ações da entidade, como cursos, palestras, reuniões-almoço e Expoacisa e projetos da entidade como a Acisa Talentos. De acordo com o vice-presidente Administrativo da Acisa, Evandro Silva, é importante manter a parceria com a Universidade. “A UPF é parceria da Acisa em várias ações e a Expoacisa é mais uma delas.
Obras I
A Prefeitura de Passo Fundo está concluindo mais uma fase de obras no loteamento Professor Schisler, na região da grande Integração. Estão sendo feitas melhorias no passeio público com a construção de calçada e meio-fio nas ruas Modesta Vanzo, Izaldina dos Santos e Jovino José Martins, além da preparação da base para receber pavimentação asfáltica.
Obras II
As obras fazem parte do pacote de investimento em pavimentação asfáltica de 41 quadras e 20 ruas de sete bairros. Realizados pela Prefeitura de Passo Fundo, os serviços incluem drenagem pluvial (canalização), asfalto, acessibilidade, passeio público e sinalização de vias urbanas. Os investimentos em infraestrutura são realizadas com recursos próprios da Prefeitura e verbas do Governo Federal, repassadas do Programa Pró-Transporte – PAC 2 – 2ª fase, do Ministério das Cidades.
Melhorias na infraestrutura
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, segue atendendo pedidos da comunidade. Na capela mortuária da Hípica a infraestrutura do espaço recebeu melhorias com novo portão de acesso e novas cadeiras. Os conjuntos de cadeiras longarinas também foram colocados na capela do bairro Petrópolis, recentemente entregue para os moradores do bairro, sendo uma antiga reivindicação daquela região.
Prêmio Funcultura I
O edital da 3ª edição do Prêmio Funcultura está com inscrições abertas até o dia 28 de novembro. Ao todo, oito projetos das áreas de teatro, música, literatura e eventos culturais serão premiados com o valor de R$ 10 mil cada, totalizando R$ 80 mil para a realização das ações propostas. Até o momento, o Funcultura já premiou 15 iniciativas culturais. Os projetos devem fomentar e estimular a produção artístico-cultural no município contemplando quatro áreas.
Prêmio Funcultura II
Os projetos deverão ter como seu principal local de produção e execução Passo Fundo. Após executado o projeto, o produto cultural pertencerá ao proponente, que poderá vendê-lo para fora de Passo Fundo. Ainda, todos os projetos concorrentes ao apoio do Fundo deverão oferecer retorno de interesse público. Para realizar a inscrição os interessados devem acessar o edital completo no site da Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br), na seção Destaques > Editais Cultura, e seguir os requisitos previstos. Também há a ficha de inscrição disponível.
Receita Federal
Os auditores fiscais da Receita Federal irão paralisar atividades nesta quarta-feira (25). A decisão foi decidida em Assemblei Nacional Extraordinária, realizada no dia 9 de outubro. O movimento denominado “Dia Nacional de Alerta”, é um protesto contra a ausência de regulamentação do Bônus de Eficiência (BE). Durante a paralisação serão exercidas apenas as atividades consideradas essenciais.